Voltar para a tela anterior.

Projeto de Lei que converte o Moinho de Ana Rech em bem cultural é sancionado pelo prefeito

Além de proteger o complexo, a medida vai elencar a edificação como bem prioritário, em parcerias de preservação, dentro dos setores de interesse patrimonial e histórico


O projeto de lei, da vereadora Denise Pessôa/PT, que trata do Moinho Farinha Vigorosa de Ana Rech, foi sancionado pelo prefeito municipal de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, no último dia 23 de março. A partir de agora, o complexo do Moinho ficará mais protegido e estará elencado entre os bens culturais prioritários, para parcerias público-privadas que garantam a sua preservação.

Inserindo o complexo nos setores de interesse patrimonial e histórico, a medida também vai dar um fim ao empasse jurídico de quase três anos, a respeito do tombamento. Em 2012, mesmo protegido por uma notificação de tombamento provisório, o Moinho teve parte da sua estrutura comprometida, por uma tentativa de demolição, o que gerou a mobilização da vereadora e dos moradores. A parlamentar ressaltou o engajamento da comunidade caxiense, na proteção do Moinho. "Esse movimento de defesa, criado pelos moradores, fez com que a comunidade se apropriasse do Moinho. É a história da cidade", argumentou Denise.

30/03/2015 - 16:33
Gabinete da Vereadora Denise Pessôa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo