Voltar para a tela anterior.

Integrantes da Apae e de Clubes de Mães participam de oficinas artesanais na Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa

Promovidas pela Câmara em parceria com artesãos, as atividades envolveram biscuit e crochê


Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caxias do Sul e integrantes de Clubes de Mães mostraram habilidade no manuseio do biscuit e do crochê, durante oficinas promovidas pela Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, nesta sexta-feira (20/03). As atividades foram realizadas em parceria com artesãos caxienses e fazem parte da 1ª Semana Municipal do Artesanato, organizada pela prefeitura municipal.

Pela manhã, a artesã Andréa Monteiro ensinou a técnica do biscuit a estudantes da Apae. Os 16 alunos estiveram na Câmara acompanhados da diretora da instituição, Eni Salete Lima Tasca, e das professoras Doralice Polly, Raquel Pacheco, Edna Terezinha Pereira e Luciane Lemos. O grupo "deu vida" a cachos de uva e a cuias de chimarrão. "Achei mais fácil fazer as uvas porque são em forma de bolinhas", contou, entusiasmada, a aluna Karina Guedes Castanha, 15 anos.

A diretora da Apae Caxias observa que os alunos adoram atividades como essas e, quando são convidados, ficam aguardando ansiosos. "É uma grande oportunidade para eles exercitarem ações manuais e a interação, além de conhecerem pessoas e ambientes diferentes do seu cotidiano. Amanhã, certamente, a conversa deles será sobre a oficina que realizaram na Câmara", antecipa Eni Salete, demonstrando alegria ao ver o envolvimento da turma.

No turno da tarde, as artesãs Delaide Giubel, Marisa Roegelin, Genessy Bertolini, Ilda Spiandorello e Andréa Monteiro partilharam seus conhecimentos sobre biscuit e crochê com participantes de Clube de Mães. A aposentada Irene Chagas, 61 anos, do Clubes de Mães Santa Clara, situado no bairro São Ciro II, sempre quis saber como elaborar trabalhos com biscuit. Ela convidou a amiga e dona de casa Odila Tondello Zanol, 60, pra vir à oficina de hoje e gostou do aprendizado, que envolveu a decoração de potes de vidro. "Eu tinha curiosidade em relação a essa técnica, mas nunca havia tocado no biscuit. Agora, vou praticar bastante para fazer coisas bonitas", promete Irene. Já Odila se disse grata pelo convite da amiga. "Essa técnica pode se transformar numa terapia", afirmou.

O presidente do Parlamento caxiense, vereador Flavio Cassina, os servidores Eduardo Reis, Cláudia Comin, Rejane Lizot e Cristiane da Fonseca e a estagiária Daniela dos Santos também prestigiaram e auxiliaram na atividade.


20/03/2015 - 15:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo