Voltar para a tela anterior.

Toigo quer homenagear cinco personalidades ligadas ao centenário do pintor Aldo Locatelli

O parlamentar também propôs a semana e o fórum de preservação do patrimônio cultural


A valorização da cultura local pautou o pronunciamento do vereador Gustavo Toigo/PDT. Na sessão ordinária desta quinta-feira (19/03), o parlamentar anunciou que pretende apresentar um projeto de decreto legislativo, para instituir uma honraria especial alusiva ao centenário do pintor e muralista Aldo Daniele Locatelli, restrita a este ano de 2015, quando o falecido artista, se estivesse vivo, completaria cem anos de idade. Desse modo, seriam homenageadas cinco personalidades da arte, da cultural e do patrimônio histórico, com atividade vinculada à vida, à obra e à história do pintor.

Toigo antecipou que pretende apresentar o texto na próxima terça-feira, na Câmara Municipal. Mas disse que, antes, colherá sugestões junto às lideranças das nove bancadas partidárias da Casa, para que o máximo possível de vereadores assine a proposição. Na redação preliminar, o pedetista acena com a hipótese de que a condecoração seja entregue em sessão solene, em única e excepcional oportunidade, no dia 18 de agosto de 2015, data em que serão lembrados os 100 anos de nascimento de Locatelli. Citou obras do pintor, incluindo afrescos da Igreja São Pelegrino, no bairro caxiense de mesmo nome.

Na ótica do proponente, trata-se de mais uma forma de se agregar às celebrações dos 140 anos da colonização italiana, na região Nordeste gaúcha, que também acontece ao longo de 2015. Contou que, com o passar dos anos, Caxias do Sul assumiu caráter multiétnico, abrangendo, entre outros, afrodescendentes, alemães, ganeses, haitianos, italianos, libaneses, portugueses, senegaleses, suíços, além de cidadãos oriundos de diversas regiões do país.

Apresentado ontem, no Legislativo caxiense, outro projeto de lei, anunciado por Toigo, busca criar a semana e fórum municipal de preservação do patrimônio cultural (material e imaterial). "É necessário educar toda a população, no sentido de valorizar e manter tudo o que é histórico", ressaltou. De acordo com o pedetista, a semana seria comemorada todo ano, de 13 a 20 de agosto, coincidindo com o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, lembrado em 17 de agosto.

Em apoio às iniciativas de Toigo, manifestou-se o vereador Rafael Bueno/PCdoB. Afirmou que, no caso da semana, ela poderia estimular o turismo.

19/03/2015 - 18:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo