Voltar para a tela anterior.

Exposição de artesanato é aberta no Espaço Cultural Mário Crosa do Legislativo caxiense

Durante a sessão desta quinta-feira (19/03), o vereador Guila Sebben/PP também fez uma homenagem aos artesãos


A Exposição dos Artesãos no Espaço Cultural Mário Crosa, do Legislativo caxiense, foi aberta nesta quinta-feira (19/03). O evento contou com a participação do presidente da Casa, Flavio Cassina, demais autoridades e de vários artesãos. A mostra abriu no Dia Municipal do Artesão e o público poderá prestigiá-la até as 18h de sexta-feira (20/03). Conforme a Lei nº 7.855/2014, que nasceu de um projeto do vereador Guila Sebben/PP, o qual foi aprovado em plenário, a data é festejada, anualmente, em 19 de março.  Essa lei também cria a Semana e o Fórum Municipal do Artesanato, os quais estão sendo promovidos pela prefeitura, com atividades que se estendem até 26 deste mês.

Por ser autor da proposta, Guila se manifestou em nome do Parlamento, durante a abertura da exposição, quando estiveram também presentes os vereadores Arlindo Bandeira/PP e Rodrigo Beltrão/PT. "Criamos essa data pensando na sensibilidade das artes manuais, que transmitem a nossa cultura, com o objetivo de fortalecê-las e de reconhecer o trabalho dos artesãos.  Como filho de artesã, me sinto muito feliz em participar dessa comemoração", frisou o parlamentar.

Guila parabenizou a todos que fazem artesanato e explicou que foi escolhida a data de 19 de março por ser Dia de São José, pai de Jesus e carpinteiro. No grande expediente da plenária de hoje, o parlamentar reafirmou os elogios à categoria e apresentou um vídeo, registrando o envolvimento e a produção do artesanato caxiense nas diversas técnicas e produtos (tecidos, vidros, fios, madeira, palha, materiais recicláveis e alternativos, entre outros). O vereador convidou a todos para o I Fórum do Artesanato, no dia 26 de março, no Anfiteatro da Câmara.

Em Caxias do Sul, existe o Comitê Municipal de Artesanato e Economia Solidária (CMArtes), que envolve 25 grupos. Da tribuna, uma das integrantes do CMartes, Elizabeth Formigoni Prigol, agradeceu o Legislativo pelo apoio à categoria.

Ainda à tarde, na abertura da mostra, a artesã Rosângela Cornutti destacou que esta semana é de alegria e amizade. Ela prestou agradecimentos às pessoas que defenderam a data comemorativa e as ações voltadas aos artesãos caxienses.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SMDETE), Francisco Spiandorello, o artesanato representa a essência do povo e uma fonte de renda. Ele espera que quem visite Caxias leve, de lembrança, uma peça do artesanato, representando a cidade. "Desejamos que seja uma atividade rentável, permitindo que o artesão possa se apaixonar por essa arte e que, depois, quem compre a peça também se apaixone", afirmou.

O diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Juarez Santinon, ressaltou o talento artístico de muitos cidadãos. "Nós precisamos valorizar o artesanato, mas, acima de tudo, a pessoa artesã. O patrimônio imaterial do saber é mais importante que qualquer bem material, pois é ele que será passado para as futuras gerações", enfatizou.

19/03/2015 - 18:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Renata Chies

Ir para o topo