Voltar para a tela anterior.

Projeto de Daniel Guerra obriga a instalação de captadores e reservatórios para utilização da água da chuva em órgãos públicos

A proposta do republicano deverá passar pelo plenário para discussão e votação


Um projeto de lei que dispõe sobre a instalação de captadores e reservatórios de água da chuva para fins não potáveis em órgãos públicos do município de Caxias do Sul foi apresentado pelo vereador Daniel Guerra/PRB. A proposta do republicano deverá passar pelo plenário para discussão e votação.

Na sessão ordinária desta quinta-feira (19/03), o parlamentar enfatizou que a escassez da água é um problema enfrentado em vários locais do país. Para ele, o problema é resultado do consumo irresponsável dos recursos hídricos, do mau uso e ingerência que se faz dos mesmos e, sobretudo, da falta de políticas públicas que estimulem o uso sustentável da água.

De acordo com o vereador, são vários os momentos de escassez de água em virtude da baixa dos reservatórios. Conforme o projeto, o Brasil possui cerca de 16% da reserva potável de água mundial e ainda tem bons índices de chuva. Porém, atualmente a Terra tem 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água. A parte doce corresponde a míseros 2,5% desse total. Só que, segundo o texto, 68,7% disso está nos polos, em forma de gelo, e 29,9% em lençóis subterrâneos.

Se a proposta de Guerra for aprovada, será obrigatória a instalação de captadores e reservatórios para utilização da água da chuva em órgãos públicos do município de Caxias do Sul para fins não potáveis. O projeto estabelece como uso não potável, por exemplo, a utilização específica para descarga em vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de veículos, limpeza de paredes e pisos em geral, limpeza e abastecimento de piscinas, lavagem de calçadas públicas e lavagem de peças.

O documento considera órgãos públicos as escolas, prédios que abrigam setores públicos, da administração direta, indireta, autarquias e fundações, hospitais e postos de saúde.

O vereador ainda aproveitou o espaço para repercutir a visita realizada hoje pela manhã, ao Hospital Geral de Caxias do Sul. Na oportunidade, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, juntamente com a Comissão Especial que trata sobre a ampliação do Hospital Geral, realizou uma reunião extraordinária com o diretor do HG, Sandro Junqueira. De acordo com o republicano, ainda existem muitos problemas a serem enfrentados, como a falta de leitos e a grandes dificuldades nos Prontos Socorros. No entanto, o vereador se mostrou contente pelo serviço de radioterapia estar funcionando a pleno sem ter listas de espera. Destacou também a construção do Hospital Materno Infantil que está já no seu 4º pavimento.
19/03/2015 - 17:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo