Voltar para a tela anterior.

Comissões conhecem Unacon e obras de ampliação do Hospital Geral

Vereadores conferiram unidade de radioterapia e mostraram preocupação com o Pronto-Socorro


Integrantes de duas comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul conheceram a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon) e as obras de ampliação do Hospital Geral (HG), na tarde desta quinta-feira (19/03). Houve elogios ao tratamento com radioterapia e questionamentos sobre a obra, sem previsão para conclusão, e ao atendimento do Pronto-Socorro (PS).

A reunião, considerada produtiva por vereadores e diretores do HG, reuniu integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) e da Comissão Temporária Especial de Acompanhamento da Construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia do Hospital Geral de Caxias do Sul e das obras de Ampliação do Hospital Geral. Eles foram recebidos pelo diretor do HG, Sandro de Freitas Junqueira, pelo diretor-executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), GIlberto Quissini, e pelo diretor de Ensino do HG, Petrônio Fagundes de Oliveira Filho.

No encontro, Junqueira explicou o trabalho da Unacon, que atende desde o ano passado. "Hoje, temos 82 pacientes em tratamento. Não há fila de espera, no município", garantiu o diretor, que mostrou o funcionamento da unidade de radioterapia aos vereadores, durante a visita. A capacidade de atendimento é de 100 pacientes.

A única demora que existe, segundo Junqueira, refere-se ao tempo necessário para o início de tratamento, próximo a 15 dias, por conta dos exames necessários para o começo das sessões. Quanto à braquiterapia (radioterapia interna, considerado um procedimento de alta complexidade), não há prazo para o serviço começar a ser oferecido, disse Junqueira.

O HG também mostrou aos parlamentares as obras de ampliação, que compreendem 11.886 metros quadrados, uma parte já em funcionamento, como a da Unacon. O prédio novo, já em construção, com 7.533 metros quadrados, ainda não tem data para ser concluído. Conforme o edital, a conclusão está prevista para 2017, mas Junqueira evitou dar um prazo no encontro.

Com a ampliação, o HG deve ganhar novos leitos, passando de 218 para 355. O Pronto-Socorro, hoje com 12 leitos, passará a ter 22. Até lá, os problemas devem persistir. "Há vários casos de PA (pronto-atendimento) em que as enfermeiras não conseguiram lugar no Pronto-Socorro", disse Guerra. Junqueira se mostrou resignado: "É uma realidade nossa, lamentavelmente".

Na visita, os vereadores também cobraram a pintura da faixa de pedestres, na BR-116, em trecho em frente ao hospital. Junqueira explicou que a pintura já foi solicitada à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTM). Os parlamentares das duas comissões decidiram que encaminharão pedido para a pintura, junto ao Gabinete do Prefeito.

A visita contou com a presença de oito vereadores. Além dos presidentes das comissões, Henrique Silva (CSMA) e Daniel Guerra (Unacon e obras de ampliação do HG), integraram a comitiva Adelino Teles/PMDB, Flávio Dias/PTB, Guila Sebben/PP, Kiko Girardi/PT, Raimundo Bampi/PSB e Zoraido Silva/PTB.

19/03/2015 - 16:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo