Voltar para a tela anterior.

Trabalho do CAIS Mental recebe aplausos do Legislativo caxiense

As duas décadas de atuação do órgão motivaram uma homenagem dos vereadores, durante a plenária desta quarta-feira


O compromisso e o trabalho do Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAIS Mental), ao longo de duas décadas, foram destacados pela Câmara Municipal de Caxias do Sul nesta quarta-feira (18/03), por meio de uma homenagem promovida durante a sessão plenária. A partir da proposição assinada pelo parlamentar Edson da Rosa/PMDB e apoiadores, a distinção foi aprovada pela unanimidade dos vereadores. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, parlamentar Flavio Cassina, e coube ao autor da proposição, vereador Edson da Rosa/PMDB, se manifestar da tribuna.

"O Cais Mental favorece a inclusão social e mostra uma atuação forte, eficiente e digna pela saúde e bem-estar das pessoas", frisou Edson. O parlamentar detalhou alguns atendimentos do centro e elogiou o carinho e a desenvoltura com que os profissionais tratam os usuários do serviço. Edson se disse honrado em acompanhar a celebração dos 20 anos do Cais Mental, especialmente em razão da competência com que o serviço é executado em Caxias.

A coordenadora do CAIS Mental, Diná Glória Modena de Medeiros, mencionou diversos servidores e profissionais que auxiliaram no surgimento do centro, a exemplo do médico Alceu Fachinelli. Diná se emocionou ao agradecer o empenho da atual equipe, que lhe acompanha no atendimento do CAIS, e também a disposição de quem busca o serviço. "Cada um contribuiu e contribui a seu modo, priorizando o vínculo e a acolhida. Ressalto o valoroso trabalho da nossa equipe, que transformou-se em uma família, atuando com seriedade e profissionalismo", pontuou Diná.

Representando o Executivo, a secretária municipal de Saúde, Dilma Tessari, leu a saudação do prefeito Alceu Barbosa Velho. Dilma também externou agradecimento ao Legislativo pela distinção. Segundo ela, na área da saúde, quando se recebe uma homenagem, é muito celebrada, tendo em vista também as críticas e demandas que o setor absorve. A secretária comentou que a área da saúde mental tem exigido cada vez mais atenção. Acrescentou que a pasta e os servidores da área têm se esforçado para fazer o melhor pela comunidade no que ser refere à saúde e bem-estar.

Além do vereador Edson da Rosa/PMDB, assinaram o requerimento da homenagem como apoiadores os parlamentares: Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daiane Melo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Henrique Silva/PCdoB, Pedro Incerti/PDT e Raimundo Bampi/PSB.

 

 

Um pouco da história do CAIS Mental

- O então chamado Ambulatório de Saúde Mental foi criado no mês de março de 1995 e contava com uma psicóloga, um psiquiatra, uma assistente social e uma enfermeira. O espaço realizava atendimento psicológico para crianças e psiquiátrico, para adultos. Também contemplava atenção a egressos hospitalares. No ano 2000, o ambulatório passou a denominar-se Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAIS Mental).

 

- Atualmente, o serviço realiza atendimento psiquiátrico adulto e infanto-juvenil, atendimento psicológico infanto-juvenil, avaliação psicológica e psicométrica, atendimento terapêutico em grupo infanto-juvenil, grupo de orientação a pais e/ou responsáveis, e orientação a professores.

 

- Em caráter permanente, o serviço promove campanhas educativas referentes a áreas da saúde, educação, inserção social, relacionamento interpessoal, entre outras, oferecendo oportunidade de interação e orientação aos usuários. Em Caxias do Sul, devido a uma crescente demanda e a novas legislações, foi sendo organizada a rede atual de serviços em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, da qual o CAIS faz parte.

18/03/2015 - 18:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo