Voltar para a tela anterior.

Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação se reúne com secretário Municipal de Trânsito

Demandas da CDUTH foram apresentadas a Manuel Marrachinho na tarde desta segunda-feira (16/03)


A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou sua reunião ordinária na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), na tarde desta segunda-feira (16/03). A audiência com o secretário Municipal de Trânsito, Manoel Marrachinho, teve, por objetivo, apresentar demandas recebidas pela Comissão, assim como ouvir do secretário um relato sobre as obras do Sistema Integrado de Mobilidade, o SIM Caxias.

A Comissão apresentou demandas do Sindicato dos Taxistas de Caxias do Sul (Sinditaxi). Marrachinho informou que uma licitação para operação de táxis sem bandeira está sendo preparada. O objetivo é que os taxistas trabalharem em pontos nos distritos de Caxias Ainda em relação aos táxis, a Comissão também solicitou agilidade no processo licitatório de mais táxi-lotação, que hoje está judicializado.

Com relação às obras do SIM Caxias, boas notícias foram ouvidas pelo vereador Jaison Barbosa/PDT, presidente da CDUTH, e pelos vereadores membros: Arlindo Bandeira/PP, Adelino Teles/PMDB, Neri, O Carteiro/SD e Zoraido Silva/PTB. Além do que já está amplamente divulgado pela imprensa, estudos de implantação de lombofaixas, lombadas eletrônicas estão sendo finalizados. A retirada de mais vagas de estacionamento rotativo, nas ruas onde o SIM Caxias está sendo implantado, também está sendo analisada. O objetivo é dar fluxo aos veículos com segurança.

Outra novidade apresentada ao grupo foi a de que, em breve, a Avenida São Leopoldo receberá asfaltamento completo, além de ser retirado o estacionamento ao longo de seu percurso, o que dará uma maior vazão de fluxo aos veículos que por ali trafegarem.

Outro assunto abordado foi a rotatória de acesso ao bairro Santa Fé, na RST-453 (Rota do Sol). O secretário Marrachinho comunicou aos vereadores que o projeto está pronto, mas aguarda uma posição do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

Como o tema SIM Caxias é de grande relevância para a população, a Comissão convidou o secretário para apresentar o Projeto SIM Caxias em uma audiência pública, acreditando que a comunidade precisa estar inteirada e ter ciência do que é esse projeto e seus resultados. De pronto, o secretário aceitou o convite, e a audiência pública ficou agendada para o dia 6 de abril de 2015, às 18h30min, no Plenário Nadyr Rossetti da Câmara de Vereadores.

Agora, a Comissão irá agilizar uma reunião com o novo superintendente do DAER em Bento Gonçalves, o engenheiro Ernesto Luiz V. Eichler, a fim de apresentar as demandas que estão paradas e precisam ser liberadas.


16/03/2015 - 18:30
Gabinete do Vereador Jaison Barbosa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo