Voltar para a tela anterior.

Comissão Pró-Universidade Pública Federal prestigia acordo entre os prefeitos de Caxias do Sul e de Farroupilha

Alceu Barbosa Velho e Claiton Gonçalves apresentarão à UFRGS área situada na Linha Palmeiro


A Comissão Pró-Universidade Pública Federal do Legislativo caxiense prestigiou, no início da tarde desta sexta-feira (13/03), no gabinete do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, um acordo celebrado entre ele e o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho. Os chefes dos executivos farroupilhense e caxiense decidiram que apresentarão à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) uma área situada na Linha Palmeiro, como proposta para sediar um campus da instituição, na Serra gaúcha. O terreno a ser ofertado possui 400.871,12 metros quadrados, o que corresponde a cerca de 40 hectares, e está localizado em ponto próximo à divisa de Farroupilha com Caxias.

De acordo com o prefeito de Farroupilha, o espaço integra uma extensão de terra que mede cerca de 160 hectares, o que, na ótica dele, possibilitaria ao futuro campus ser ampliado, quando houvesse necessidade. Gonçalves afirmou que levará à UFRGS a escritura daquele terreno, registrado em nome da Prefeitura farroupilhense. "Trata-se de área própria do município. No momento, ela se encontra subutilizada. A transferência para a UFRGS ocorreria de forma simples e imediata, do ponto de vista legal", explicou.

Gonçalves também classificou como estratégica a área da Linha Palmeiro. Exemplificou que ela dista em torno de 20 quilômetros das regiões centrais de Caxias e de Bento Gonçalves. Disse que, em relação ao Centro de Farroupilha, são nove quilômetros. Ele ainda anunciou que, como alternativa viária aos docentes e alunos do futuro campus da Serra, Caxias e Farroupilha concluirão o asfaltamento da chamada Via dos Romeiros. Informou que cada um dos municípios pavimentará de três a quatro quilômetros faltantes, nos seus territórios, totalizando a margem de até mais oito quilômetros asfaltados.

O prefeito farroupilhense enfatizou que, pela referida estrada, o trecho que liga aquele terreno a Bento Gonçalves está totalmente pavimentado. O prefeito de Caxias destacou que o município contribuirá com as melhorias necessárias, naquela via, para facilitar o tráfego.

O presidente da Comissão Pró-Universidade Pública, vereador Rafael Bueno/PCdoB, parabenizou o acordo entre os dois prefeitos e considerou o momento de hoje histórico. Adiantou que, dentro dos próximos passos, em prol da vinda da UFRGS para a Serra, a comissão buscará agendar nova audiência no Ministério da Educação. Segundo Bueno, o futuro campus poderia contemplar cursos para os setores agrícola, metalmecânico e moveleiro.

Também prestigiaram a reunião de hoje os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edson da Rosa/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Neri, O Carteiro/SD, Pedro Incerti/PDT e Raimundo Bampi/PSB. Além do presidente Bueno e de Bampi, Bandeira, Edson, Incerti e Neri, integram a Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública Federal em Caxias do Sul os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT e Flávio Dias/PTB.

13/03/2015 - 17:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo