Voltar para a tela anterior.

Raimundo Bampi lamenta a difícil situação dos produtores de leite do Rio Grande do Sul

Segundo o parlamentar, após o escândalo do leite adulterado, muitas famílias não estão conseguindo comercializar o produto


A situação dos produtores de leite do Rio Grande do Sul tem deixado o vereador Raimundo Bampi/PSB muito preocupado. Na sessão ordinária desta quinta-feira (12/03), o socialista lamentou o fato de muitas famílias que dependem da produção leiteira não estarem conseguindo comercializar o produto. Conforme Bampi, isso ocorre como consequência do crime de adulteração do leite que afetou o Estado em 2013 e 2014 e foi cometido por algumas pessoas que o parlamentar considera inescrupulosas.  

  "A fraude do leite trouxe muitos prejuízos para as famílias de agricultores. Álcool, soda, ureia foram produtos usados por algumas pessoas que queriam levar vantagens sem pensar nas consequências. Elas fizeram mal ao povo e ao produtor", frisou o socialista.

No caso dos produtores, Bampi ressalta que, no momento em que pensavam estar se recuperando com ajuda da renda vinda do leite, surgiu a fraude. Hoje, os agricultores sofrem porque o mercado do Centro do país não quer mais comprar leite proveniente do Sul. "No Sudeste, há cartazes dizendo que não adquirem mais o leite vindo do Sul. Com isso, muitas empresas faliram e, consequentemente, as portas estão se fechando também a muitos produtores. O que essas famílias que dependem do leite vão fazer com o produto e com o plantel de animais? Como vão sustentar seus integrantes?, questiona Bampi, preocupado.

O socialista citou como exemplo da aflição pela qual passa esse segmento agropecuário o fechamento de uma empresa da cidade gaúcha de Estrela. Conforme Bampi, cerca de 800 agricultores não têm mais onde entregar os 180 mil litros de leite que essa empresa recebia e processava diariamente.

Para o parlamentar, os criminosos envolvidos na fraude do leite deveriam ter seus bens confiscados, além de serem penalizados pelo ato irregular. "Por causa da ação dessas pessoas, o prejuízo dos agricultores hoje é monumental. Muitas famílias deverão aumentar o êxodo rural em direção à cidade. A dor maior é que isso foi provocado por meia dúzia de gananciosos", lastima o vereador.

Os parlamentares Edson da Rosa/PMDB, Arlindo Bandeira/PP e Rafael Bueno/PCdoB se manifestaram em solidariedade ao pronunciamento do vereador Bampi.

 

12/03/2015 - 18:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo