Voltar para a tela anterior.

Beltrão defende a reforma política no país

O parlamentar apontou a necessidade de saídas objetivas para fortalecer a República e superar a crise política e econômica


O vereador Rodrigo Beltrão/PT utilizou o Grande Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira (10/03), para abordar a crise política e econômica pela qual o país está passando. O parlamentar ressaltou que a pauta do momento deve ser de superação, e não de apoio ao golpismo. Segundo o vereador, "estamos vivendo um processo de reafirmação da República, e a revolta do povo é um indicativo de que o Brasil necessita passar por reformas".

A corrupção, de acordo com o parlamentar, pode ser combatida com a reforma política, sobretudo no controle do financiamento de campanhas eleitorais. "Os escândalos devem sim se canalizar numa revolta do povo, mas por saídas objetivas para que se investigue e que se puna quem deve ser punido", afirmou.

Beltrão alertou que existem diferentes projetos para o país, mas a tentativa de fazer um "terceiro turno" vai contra a legalidade. "A saída pode ser a reforma política, uma constituinte, mas jamais uma saída golpista, isso nós não podemos aceitar", argumentou o vereador. Ele explicou que o fato de políticos do governo serem condenados ocorre pela liberdade de funcionamento nas instituições. "A presidente nomeou alguém da polícia civil que, nem de perto, é de sua sintonia política, o que gera muito mais rigor nas investigações. Temos uma polícia federal equipada que pode sim denunciar políticos, inclusive o partido que está hoje à frente da República teve pessoas condenadas", ressaltou o parlamentar.

Na sua conclusão, o vereador defendeu que as manifestações são legítimas, porém alertou que, fora o problema de corrupção, o país passa por uma crise sem precedentes. "Esta mesma crise afetou países europeus como Espanha, Portugal e Grécia. Mas o Brasil conseguiu blindar a economia até o momento com medidas como o subsídio da luz e do combustível. Ninguém quer ver seus rendimentos sendo corroídos pela alta nos impostos, mas isso não deve criar um ambiente de golpismo", ressaltou Beltrão.

Acompanhando a fala do parlamentar, a vereadora Denise Pessôa/PT aproveitou para mostrar a contradição sobre o discurso de um vereador do PP, feito semanas atrás, em que acusava o escândalo da Petrobras relacionando-o unicamente à "companheirada" do Partido dos Trabalhadores. "Agora, a gente entende quem são os companheiros que o vereador estava falando", afirmou Denise.

A parlamentar reforçou a tese sobre a reforma política de que a corrupção não é somente de alguns partidos e nem do governo, mas sim de uns integrantes de diversos partidos. A vereadora aproveitou para chamar a população para uma manifestação nesta sexta-feira (13/03), às 16h30min, em defesa da Petrobras e em defesa da democracia.

10/03/2015 - 19:39
Gabinete da Vereadora Denise Pessôa/PT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo