Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense rende homenagem ao Piquete de Laçadores Chaleira Preta

O grupo tradicionalista gaúcho do distrito de Criúva completou cinco décadas neste ano


O Parlamento de Caxias do Sul homenageou, em sessão solene desta quinta-feira (05/03), o Piquete de Laçadores Chaleira Preta pelas cinco décadas de história. A cerimônia, conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Flavio Cassina, contou com o prestigio de diversos tradicionalistas, autoridades e integrantes do grupo, cujas raízes se encontram em São Jorge da Mulada, no distrito caxiense de Criúva.

Como proponente da distinção, juntamente com apoiadores, o parlamentar Jaison Barbosa/PDT fez seu pronunciamento em nome do poder Legislativo. O vereador lembrou que aprendeu a cultivar a tradição gaúcha desde a infância, em São José dos Ausentes.  Destacou o significado do tradicionalismo gaúcho e elogiou o empenho dos Centros de Tradições Gaúchas, com suas ações artísticas e campeiras, a exemplo do tiro de laço. "O tradicionalismo é uma escola", enfatizou o parlamentar, após entoar trechos da música "O Laçador de Barro", de João de Almeida Neto.

Em relação ao Piquete Chaleira Preta, Jaison valorizou o trabalho dos integrantes e externou gratidão a toda a comunidade tradicionalista, em especial a Osvaldo Fermiano Alves e a Adelar Bertussi, por terem sido alguns dos precursores do tiro de laço na região.

Para registrar em detalhes a trajetória do piquete homenageado, foi convidado a ocupar a tribuna o narrador de rodeios Antônio Macedo. A fundação do grupo ocorreu em 15 de fevereiro de 1965. Mas o envolvimento dos laçadores havia começado um pouco antes, em 1960, quando o grupo era denominado Quadro de Laçadores Chaleira Preta. Em 1965, ocorreu o registro do nome "Piquete de Laçadores Chaleira Preta" e, desde então, os membros nunca pararam de se reunir em atividades tradicionalistas. De acordo com Macedo, o primeiro patrão foi Adelar Bertussi.  O piquete, inclusive, fica situado na Fazenda dos Bertussi e tem seu nome lembrado em muitas letras das músicas da dupla Honeyde e Adelar Bertussi.

Um dos sócios-fundadores do grupo, o laçador Cedino Gomes Machado, 72 anos, também se manifestou durante a solene. Em poucas palavras ele traduziu o sentimento dos componentes: "Agradeço aos vereadores por essa homenagem. Talvez não tenham ideia do tamanho do presente que estão nos dando".

Diante do envolvimento com o tradicionalismo e pela proximidade com os integrantes do Piquete, o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, fez questão de acompanhar a solenidade.  "Sinto-me um participante da história do Chaleira Preta. É formado por pessoas determinadas e disciplinadas que sabem honrar suas obrigações. Estou aqui hoje para felicitá-las", frisou o chefe do Executivo.

Também estiveram na mesa de autoridades da sessão de hoje o atual patrão do piquete, Juanir Ivanês dos Passos, e o coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Raul Eloir Pereira Teles. Para reverenciar os tradicionalistas agraciados, um pouco antes da entrega da placa de homenagem, a acordeonista e compositora Jéssica Thomé tocou a canção "Bugio do Chaleira Preta" e recebeu aplausos.

05/03/2015 - 21:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo