Voltar para a tela anterior.

Executivo Municipal deverá responder sobre o funcionamento do Sistema Marrecas

Um pedido de informações da bancada petista foi aprovado por unanimidade


A bancada petista do Legislativo caxiense quer detalhes sobre o funcionamento do Sistema Marrecas, cuja barragem está situada no distrito de Vila Seca. Por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (05/03), foi aprovado um pedido de informações, proposto pelos vereadores Denise Pessôa (líder da bancada do PT), Kiko Girardi e Rodrigo Beltrão. Conforme a Lei Orgânica Municipal, a Prefeitura terá 30 dias para enviar as respostas à Câmara.

Os parlamentares petistas indagaram sobre quantos e quais bairros estão sendo abastecidos com água daquele sistema e o volume mensal, desde a sua inauguração, em dezembro de 2012, da água tratada faturada. Interrogaram se o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) já teria assinado termo de recebimento de todo o Marrecas. Solicitaram acerca do custo e de quem arcará com o conserto dos vazamentos, na represa.

Os autores perguntaram a respeito dos problemas detectados no reservatório de lavagem dos filtros da estação de tratamento de água (ETA) do Morro Alegre, que ocasionaram a suspensão do fornecimento de água do Marrecas e de quem seria a responsabilidade. O último questionamento aponta para o motivo de os bairros abastecidos com a água desse sistema estarem ligados ao Sistema Faxinal.

Durante o debate, Beltrão atentou que os recentes problemas, no Sistema Marrecas, forçaram a abertura de uma licitação, de R$ 2,5 milhões, para custear infiltrações nas fundações da represa. A sua manifestação teve o apoio de Denise e do vereador Renato Nunes/PRB.

Por outro lado, o líder do governo municipal na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, garantiu que, apesar das dificuldades, Caxias do Sul não corre risco algum de faltar água, para a população. O vereador Jaison Barbosa/PDT destacou que o Samae tem mantido a média anual de 18 mil hidrômetros trocados, a fim de combater perdas, no abastecimento de água, decorrentes de problemas estruturais. Beltrão emendou que o município vem perdendo cerca de 60% do volume gerado.

 

REQ. 7/2015 (votação):

ADELINO TELES PMDB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Não Votou

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DAIANE MELLO PMDB Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Ausente

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

05/03/2015 - 19:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo