Voltar para a tela anterior.

Vereadora Denise Pessôa defende a implantação da Praça dos Imigrantes, na BR-116

A parlamentar está preocupada com a possibilidade de imóveis serem edificados no entorno do Monumento Nacional ao Imigrante


A vereadora Denise Pessôa/PT defendeu a implantação da Praça dos Imigrantes, durante a plenária desta quarta-feira (04/03) no Legislativo caxiense. A parlamentar informou que a criação de uma praça no entorno do Monumento Nacional ao Imigrante, na BR-116, bairro Petrópolis, é uma proposta que vem sendo debatida desde a segunda metade do século passado. Conforme ela, projetos já foram idealizados antes e também recentemente por alguns arquitetos da cidade.  

No seu entendimento, a prefeitura deveria agilizar a implantação dessa praça antes que imóveis mais altos comecem a ser construídos na redondeza. A parlamentar mencionou que decretos assinados por ex-prefeitos, como um de 1968, de autoria do então chefe do Executivo Hermes João Webber, sinalizavam para a necessidade de considerar de utilidade pública os terrenos próximos ao Monumento.  "Já que está em discussão um projeto do vereador Gustavo Toigo, sugerindo tornar o Monumento um símbolo de Caxias, poderíamos aproveitar para debater sobre a construção da Praça dos Imigrantes. Ficará ruim se o Monumento  vir a ser circundado com prédios gigantes", enfatizou Denise, mostrando mapas e croquis dos projetos já elaborados.

A vereadora relatou que moradores do bairro Lourdes, o qual fica próximo ao Monumento, viram áreas do entorno sendo colocadas à venda. Nesse sentido, a parlamentar pede à prefeitura para que não autorize construções que acabem interferindo na qualidade e no potencial turístico da região.

O vereador Gustavo Toigo/PDT apoiou a defesa de Denise e informou que o ex-prefeito José Ivo Sartori (2005-2012) já teria decretado de utilidade pública terrenos que estão perto do Monumento. O parlamentar Rafael Bueno/PCdoB acredita que essa questão da utilidade pública será encaminhada pela prefeitura o quanto antes. Jaison Barbosa/PDT também entende ser necessário preservar os espaços que valorizam a cidade, a exemplo do trecho em que está o Monumento, na BR-116.


04/03/2015 - 19:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo