Voltar para a tela anterior.

Projeto que torna Monumento ao Imigrante símbolo de Caxias tem 1ª discussão

Proposta do vereador Gustavo Toigo conta com substitutivo da CCJL


O Monumento Nacional ao Imigrante está em vias de se tornar símbolo de Caxias do Sul. O projeto, de autoria do vereador Gustavo Toigo/PDT, teve a primeira discussão na Sessão Ordinária desta quarta-feira. Deve retornar à Ordem do Dia para segunda discussão e votação nas próximas sessões.

O projeto original sofreu alterações na Comissão de Constituição de Justiça e Legislação (CCJL). No substitutivo, foi suprimido o termo "oficialmente" da proposição para sanar inconstitucionalidade apontada pela assessoria jurídica da Comissão e do IGAM, instituto que presta assistência jurídica à Casa. A mudança mantem o Monumento como símbolo de Caxias, embora "sem o caráter oficial contido no brasão, na bandeira e no hino municipal", diz texto da CCJL.

O Monumento Nacional ao Imigrante foi idealizado durante as comemorações dos 75 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, em 1950. A inauguração ocorreu em 1954, pelo presidente Getúlio Vargas, durante a Festa da Uva.

Segundo Toigo, o casal de imigrantes traduz os valores e ideais dos italianos que vieram à Serra Gaúcha. "O homem com a enxada sobre os ombros contempla o horizonte, o futuro, a partir do trabalho, enquanto a mulher com o filho ao colo evoca a geração da vida, a família", afirma o vereador, na exposição de motivos.


04/03/2015 - 17:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo