Voltar para a tela anterior.

Município acena com a possibilidade de promover melhorias físicas na sala de rádio do Aeroporto Hugo Cantergiani

Em reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, o secretário Manoel Marrachinho esteve presente


O município de Caxias do Sul acena com a possibilidade de promover melhorias físicas na sala de rádio do Aeroporto Hugo Cantergiani. Em reunião extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário  (CDEFCO) do Legislativo caxiense, na tarde desta terça-feira (03/03), o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Manoel Marrachinho, destacou as competências da prefeitura na gestão compartilhada que mantém com o Estado para administrar o espaço. Marrachinho também detalhou ações e obras que o município está desenvolvendo para melhorar a estrutura e o funcionamento do Hugo Cantergiani, no bairro Salgado Filho.

Na coordenação do encontro, o presidente da CDEFCO, vereador Guila Sebben, entregou a Marrachinho um documento  com demandas anotadas a partir de uma visita feita pela comissão ao aeroporto na quinta-feira (26/02) e colhidas durante audiências sobre o tema.

Guila explicou que a Comissão é parceira na busca de soluções dos problemas que hoje atingem o aeroporto. "Entendemos a necessidade de juntar esforços para a construção do novo aeroporto, em Vila Oliva. Mas, enquanto isso não ocorre, temos a preocupação com o atual e com as melhorias que precisam ser feitas para ele funcionar bem", frisou Guila. O vereador lamenta, por exemplo, que o aeroporto caxiense tem menos voos comerciais que o de Passo Fundo. Além disso, demonstrou preocupação com o fato de o aeroporto estar operando por visualização a olho nu, devido a falhas no altímetro, instrumento utilizado para a medição da altitude em que a aeronave se encontra. Esse aparelho teria sido retirado e a sala de rádio estaria funcionando só no visual.

Em relação à necessidade de intervenções de infraestrutura mencionada por Guila, o titular da SMTTM apresentou a atual situação. Sobre a calçada do entorno do aeroporto, Marrachinho adiantou que uma parte começará a ser feita na semana que vem. Sobre a solicitação de táxi-lotação da rodoviária até o aeroporto, o secretário informou que depende de licitação em andamento. No que se refere ao estacionamento, Marrachinho admitiu que a obra está em atraso, entre outros motivos, devido a intervenções decorrentes da especificidade do terreno. Ele acredita que, a partir de agora, a obra vai prosseguir rapidamente.

Guila sugeriu que o município reforce o pedido ao Estado para a melhoria na parte técnica, que envolve aparelhos e seria de competência do governo estadual. Comentou, também, que, felizmente, o efetivo de bombeiros foi duplicado, de dois profissionais para quatro, mas o ideal seria um total de cinco. "Queremos que o município nos veja como parceiro e que o Estado faça a adequação na sala de rádio, além de melhorias nos equipamentos, que são da década de 1980. A Estação Meteorológica de Superfície está em precárias condições", reclamou.

Marrachinho acenou com a possibilidade de o município auxiliar nas obras físicas da sala de rádio. No entanto, em termos de equipamentos, o fornecimento é de competência do Estado, informou o secretário. O administrador do aeroporto, Marcos Borges Fortes Arguelles, ratificou que o município se empenhará nas demandas que lhe competem.

Guila aproveitou para divulgar que a CDEFCO também apresentará essas demandas ao secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, em uma audiência prevista para esta quinta-feira (05/03), às 10h, em Porto Alegre.

Durante a reunião desta tarde, o vereador Arlindo Bandeira/PP considerou urgente a implantação da linha de táxi-lotação da rodoviária até o aeroporto. Neri, O Carteiro/SD elogiou o diálogo do município com a Comissão. Raimundo Bampi/PSB queixou-se da falta de atenção de governos anteriores para com o aeroporto. Já Henrique Silva/PCdoB se mostrou angustiado com a falta de segurança funcional do aeroporto. "Se houver um acidente aéreo em Caxias, de quem será a responsabilidade?", questionou.

O comandante de voos executivos, Julio Missiaggia, e o piloto Gabriel Marchesini disseram que a falta de equipamentos mais avançados e adequados projeta uma insegurança para o tráfego aéreo no aeroporto Hugo Cantergiani. Funcionário da Flex, que cuida da operação da torre de controle, Eduardo Marcon reivindicou maior atenção especialmente por parte do Estado.

Além do vereador-presidente Guila, integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário os parlamentares Henrique Silva/PCdoB, Jaison Barbosa/PDT, Pedro Incerti/PDT e Raimundo Bampi/PSB. Além de Guila, Henrique, Incerti e Bampi, acompanharam a reunião os vereadores Adelino Teles/PMDB, Daiane Melo/PMDB, Edson da Rosa/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Neri, O Carteiro/SD e Zoraido da Silva/PTB.


03/03/2015 - 19:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo