Voltar para a tela anterior.

Câmara apoia as manifestações e as reivindicações dos caminhoneiros pelo país

O posicionamento partiu de moção, do vereador Jaison Barbosa, e foi aprovada por unanimidade


O apoio da Câmara Municipal de Caxias do Sul às manifestações e às reivindicações dos caminhoneiros, pelo país, ficou caracterizado na aprovação unânime de moção, assinada pelo vereador Jaison Barbosa/PDT. Na sessão ordinária desta quarta-feira (25/02), os parlamentares atentaram para a precariedade das condições dos profissionais da categoria. O requerimento será encaminhado para diversas autoridades, incluindo a presidente da República, Dilma Rousseff.

Por meio da moção, Jaison elencou 12 pontos da pauta reivindicatória dos caminhoneiros. Entre eles, encontram-se: diminuição do valor do combustível, que responde por 60% do valor de frete, nas rodovias, ou subsídio no custeio do óleo diesel; criação de uma tabela única nacional de preços do frete, baseada no quilômetro rodado; alteração por parte de Dilma, na chamada lei dos caminhoneiros, já que a categoria quer jornada fixa de trabalho de 12 horas por dia, mais duas horas extras. Hoje, a jornada é de oito horas diárias, mais duas horas extras.

Diversos vereadores se manifestaram em solidariedade à categoria. Arlindo Bandeira/PP e Flávio Dias/PTB citaram o período em que dirigiam caminhões. O progressista considerou que o valor de frente está defasado e afirmou que, hoje, acompanhou as manifestações junto à localidade caxiense de Vila Cristina. O vereador Raimundo Bampi/PSB informou que existem 62 pontos com paralisações, no estado.

Em seguida, o vereador Gustavo Toigo/PDT explicou que recentes aumentos tributários do governo federal provocaram elevação do preço do óleo diesel, na margem de R$ 0,15. Comentou que incentivos da União, como facilitadores para a aquisição de caminhões, contribuíram para que o preço do frete diminuísse na ordem de 35%. Citou que esses veículos respondem por 58% do transporte nacional de mercadorias.

Por outro lado, o vereador Virgili Costa/PDT alertou que a federação nacional da categoria não estaria envolvida nas manifestações. A vereadora Denise Pessôa/PT ressaltou que, na tarde de hoje, o governo federal já havia aberto um diálogo de negociação com os caminhoneiros.

 

MOÇÃO 6/2015 (votação):

ADELINO TELES PMDB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DAIANE MELLO PMDB Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não Votou

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não Votou

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Não Votou

25/02/2015 - 21:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo