Voltar para a tela anterior.

Vereador Arlindo Bandeira confere demandas da comunidade caxiense na área do trânsito

O parlamentar visitou alguns bairros e regiões do Interior onde há necessidade de melhor sinalização e intervenções viárias


O parlamentar Arlindo Bandeira/PP detalhou algumas demandas da população caxiense na área do trânsito. Durante a plenária desta terça-feira (24/02), o parlamentar informou que passou por alguns bairros e regiões do Interior onde a comunidade reivindica melhorias no sistema viário. A visita ocorreu com a presença do diretor de Sinalização Viária da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Rogério Garcia.

Entre os pontos conferidos, o vereador mencionou a esquina da Avenida França com a Rua Conde D´Eu, na região dos bairros Bela Vista e Cruzeiro. Nesse ponto, o pedido dos moradores é por sinaleira. Conforme o vereador, a SMTTM trabalha num projeto de semaforização que deverá contemplar esse trecho. Outra área visitada foi a Rua Barão do Amazonas, no bairro Diamantino, que é de declive e os carros trafegam em alta velocidade.

Na zona rural, foram conferidos alguns pontos dos distritos de Santa Lúcia do Piaí, Fazenda Souza e Vila Oliva. Tanto em Fazenda Souza quanto em Santa Lúcia, Bandeira ressalta que as famílias pedem lombadas e melhor sinalização, especialmente na  encruzilhada com Vila Oliva. Outra queixa refere-se ao intenso trânsito e aos riscos de acidente na Rota do Sol, em direção a Fazenda Souza. De acordo com o progressista, o pedido de melhorias nessa região é antigo, tendo em vista as vítimas que o trânsito já fez.

Bandeira observa que, a cada dia, há mais carros e registros de acidentes no Centro e na área rural. Na sua ótica, seria necessário, além de iniciativas dos governos, mais conscientização dos motoristas e pedestres. "Sabemos que o poder público tem se empenhado com diversas ações, como a implantação do SIM Caxias (Sistema Integrado de Mobilidade), mas não são suficientes. Sabemos que a instalação de lombadas pode atingir objetivos, mas a solução definitiva passa pela conscientização de condutores e pedestres. O foco principal é a vida humana, por isso precisamos criar condições para que o trânsito de veículos e pedestres ocorra de forma harmônica", defende.

Acompanhando o tema abordado por Bandeira, o vereador Edson da Rosa/PMDB entende que os usuários deveriam desenvolver mais a cultura do trânsito responsável. Guila Sebben/PP lembrou que "o trânsito somos todos nós: motoristas, pedestres, ciclistas". Os parlamentares Edi Carlos Pereira de Souza/PSB e Neri, O Carteiro/SD parabenizaram Bandeira por ter trazido o assunto ao plenário. Neri aproveitou para dizer que a Rua Madre Bárbara, que liga o Cruzeiro ao bairro Diamantino e passa pelo De Zorzi, também precisaria de melhor sinalização.

24/02/2015 - 19:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo