Voltar para a tela anterior.

Rejeitada moção de contrariedade à suposta suspensão do serviço aeromédico gaúcho

O requerimento, da bancada do PT na Casa, não teve acolhida entre a maioria do plenário


A tentativa de firmar um posicionamento da Câmara Municipal de Caxias do Sul, em contrariedade à suposta suspensão do serviço de transporte aeromédico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, foi rejeitada pela maioria do plenário (17 X 5), na sessão ordinária desta quarta-feira (18/02). Essa sinalização constava de moção, proposta pelos vereadores da bancada petista, liderada por Denise Pessôa, da qual fazem parte Kiko Girardi e Rodrigo Beltrão. Sem aprovação, o texto será arquivado.

Na moção, os autores referiram que, embora não declarada oficialmente, a suspensão do transporte médico, por meio de aeronaves, faria parte das medidas do governo estadual, de contenção de despesas. Citaram fato recente, ocorrido em Capão da Canoa, no qual uma criança em estado grave, com dificuldades para se deslocar a um hospital de Porto Alegre, após espera, precisou contar com um helicóptero da Brigada Militar. Advertiram, porém, que o veículo não dispunha das condições necessárias, para transportar o paciente.

Por outro lado, o vereador Gustavo Toigo/PDT garantiu que o serviço não está suspenso. Relatou acerto entre o governo estadual e a Prefeitura de Imbé, com possibilidades de a disponibilização do serviço continuar depois do término da Operação Golfinho (a principal ação da Brigada Militar, para o período de veraneio). O pedetista, inclusive, chegou a sugerir à bancada petista que retirasse a moção da pauta.

Médico, o vereador Virgili Costa/PDT considerou que o caso de Capão da Canoa teria sido mal conduzido. Para ele, o quadro não demandaria avião, mas, sim, o transporte terrestre. Na mesma linha, justificaram votos contrários à moção os vereadores Flávio Dias/PTB e Jaison Barbosa/PDT.

Mesmo assim, Beltrão atentou que, por dado momento, a suspensão dos serviços ficou clara. Conforme o petista, o serviço aeromédico ainda não estaria universalizado, mas, apenas, contando com estrutura provisória, em Imbé.

 

MOÇÃO 5/2015 (votação):

ADELINO TELES PMDB Não

ARLINDO BANDEIRA PP Não

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DAIANE MELLO PMDB Não

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não

EDSON DA ROSA PMDB Não

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não

HENRIQUE SILVA PCdoB Não

JAISON BARBOSA PDT Não

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Não

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não

RAFAEL BUENO PCdoB Não

RAIMUNDO BAMPI PSB Não

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Não

ZORAIDO DA SILVA PTB Não 

18/02/2015 - 18:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo