Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa recebe demanda da comissão pela anexação de Cazuza Ferreira e Juá a Caxias do Sul

Grupo pede apoio na continuidade dos trabalhos da Câmara de Vereadores


Na quinta-feira (29/01), o vereador Jaison Barbosa/PDT recebeu em seu gabinete Rejani Gil, presidente da Comissão de Anexação de Cazuza Ferreira e Juá a Caxias do Sul, e Daniel Castilhos, do grupo que trabalha na busca da anexação dos municípios a Caxias do Sul. Os integrantes vieram solicitar ao vereador Jaison a reinstalação da Comissão Temporária Especial Pró-anexação de Cazuza Ferreira e Juá ao município de Caxias do Sul, já que o vereador foi o proponente da criação da comissão que trata do tema na Câmara de Vereadores. O grupo agora trabalha para que ocorra, junto às eleições de 2016, o plebiscito, ato formal exigido para anexação.

Após reuniões e audiências públicas, o então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella/PDT, promulgou, no último mês de agosto, a lei que permite a realização de consulta plebiscitária com o objetivo de desmembrar os distritos de Cazuza Ferreira e Juá do município de São Francisco de Paula e anexá-los a Caxias do Sul. Após aprovação pelo parlamento, uma cópia da lei foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral, que se encarregará de fazer o plebiscito, ainda sem data definida. De acordo com o resultado dessa consulta, a proposição volta à Assembleia Legislativa para ser votada em plenário.

Cazuza Ferreira encontra-se a 70 quilômetros de Caxias do Sul e a 110 quilômetros de São Francisco de Paula. Juá fica a 43 quilômetros de Caxias e a 120 de São Francisco. A população das duas comunidades soma dois mil habitantes. A área total dos dois distritos chega a 870 quilômetros quadrados. Caso venha a ocorrer a anexação, haverá redução de 27% da área territorial de São Francisco de Paula e aumento de 53% da área de Caxias do Sul.

"Tenho acompanhado há muito tempo a reivindicação destas comunidades, e acredito que haverá um ganho muito grande com esta anexação. Não apenas para os moradores de Cazuza Ferreira e Juá, mas para o município de Caxias do Sul, que ganha mais área territorial e arrecadação", ressalta Jaison Barbosa.

04/02/2015 - 13:54
Gabinete do vereador Jaison Barbosa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo