Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa ouve manifestações da comunidade e da presidente do Compach

Grupo é a favor do diálogo e do tombamento imediato da Maesa


Na tarde de terça-feira (20/01) o vereador Jaison Barbosa/PDT, que é presidente da Comissão Temporária Especial para tratar sobre o Processo de Tombamento da Antiga Maesa/Fábrica 2, e sua destinação final de uso, recebeu convidados para emitir um parecer sobre a polêmica criada em torno do asfaltamento da Rua Plácido de Castro, em frente ao Complexo Maesa.

O presidente da Amob do bairro Exposição, Lucas Diel, manifestou-se dizendo não ser prejudicial à comunidade o asfaltamento da rua, e sim que talvez exista um preconceito por parte de alguns moradores com relação à festa popular do carnaval. A opinião também foi partilhada pelo morador Vinícius Figueiredo.

O presidente da Amob Presidente Vargas, Sérgio Campos, acredita ser importante o asfaltamento, mas criticou a falta de planejamento para que isso acontecesse. Para o Pe. Roque Grazziotin, militante dos Direitos Humanos, a preservação do patrimônio Maesa está acima de qualquer questão, sendo mais importante o tombamento. Se já tivesse ocorrido, estaria delimitado o que pode e o que não pode ser feito quanto a obras.

O padre também questiona quem será privilegiado com o asfaltamento da rua. Para ele, a disputa entre o carnaval e o asfalto é injusta, pois a preservação do patrimônio é mais relevante, uma vez que forma um conjunto. A tesoureira da Associação Carnavalesca de Caxias do Sul, Juçara Quadros, informou que há mais de quatro anos o movimento carnavalesco vem estudando uma mudança de local para os desfiles, e que este projeto teve início ainda na gestão do secretário municipal da Cultura, João Tonus.

A presidente do Compach, Karin Comandulli Garcia, ressaltou que o Conselho está em recesso, mas que irá convocar uma reunião extraordinária para estudarem o caso. Karin informou aos presentes que existe uma solicitação, via protocolo, de processo administrativo, para que seja instalado um processo de tombamento da pavimentação em basalto da Rua Plácido de Castro, em frente à Maesa/Fábrica 2.

O vereador Jaison comentou que já tinha em mãos uma cópia do protocolo e aproveitou para ler aos presentes a opinião que o leitor, Dr. Marcus Vinicius Gravina, publicou no jornal Pioneiro, na enquete que o jornal está promovendo sobre o tema.

"Acredito que em primeiro lugar se faz necessário o diálogo com todos os envolvidos na questão, inclusive com participação dos Conselhos Municipais como o Compach, Conselho de Trânsito, o Conselho do Plano Diretor Urbano, entre outros. Também se faz necessário e imediato o tombamento da Maesa/Fábrica 2; a aprovação da Projeto de Lei que descaracteriza a Rua Vereador Mario Pezzi, e a reunião do grupo de trabalho responsável por elaborar processo de ocupação do prédio da Metalúrgica Abramo Eberle S/A - Maesa/Fábrica2", ressalta Jaison Barbosa

Também participaram da reunião os assessores dos vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Henrique Silva/PCdoB, Neri/SD e Raimundo Bampi/PSB.

21/01/2015 - 15:06
Gabinete do vereador Jaison Barbosa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo