Voltar para a tela anterior.

CLPC discute a Feira Ecológica em Caxias

Foram debatidas soluções para estimular a atividade na Estação Férrea


Nesta quinta-feira (22), a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC) da Câmara reuniu-se com o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nestor Pistorello, para tratar da Feira Ecológica do município. A situação da Feira ecológica da Estação Férrea foi o tema central do encontro.

Para Claudemir Michelli, coordenador da Feira Ecológica da Estação Férrea, a feira, que surgiu há 10 anos ocupando um espaço então ocioso, hoje está abandonada em vários aspectos. Consumidores nos cobram a procedência dos produtos, por isso assistência técnica do poder público é fundamental. Ainda segundo Michelli, o espaço carece de estrutura com banheiros, para frequentadores e feirantes. Citou que os produtores que participam da feira, em sua maioria, são de outros municípios da região.

Michelli ainda questionou uma possível transferência da feira, devido às obras de revitalização da Estação Férrea.

Raimundo Bampi, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, salienta que o uso de agrotóxicos prejudica não apenas o consumidor direto, mas também a saúde do agricultor.

O titular da Secretaria da Agricultura Nestor Pistorello discorda de que a feira esteja abandonada. Quanto à questão de acompanhamento técnico para os agricultores, explicou que a pasta atua conforme a demanda, pois a quantidade de profissionais da área não é suficiente. Porém, foram realizadas mudanças na atuação técnica da Secretaria, para expandir os atendimentos ao setor de orgânicos. Pistorello salienta que mudar a feira de lugar não foi cogitada, nem pela Secretaria da Cultura. Ainda, a questão da infraestrutura do espaço deve ser discutida para que se encontrem soluções.

Foi levantada a questão do cultivo de produtos orgânicos, que na média tem um custo mais elevado se comparado ao de alimentos com agrotóxicos. Claudemir Michelli defende que essa comparação é relativa, pois fatores como a entressafra e o clima interferem no preço final dos alimentos. O que precisamos é trazer mais produtores, e assim aumentar a feira.

Para Geni Peteffi/PMDB, um dos problemas é a falta de consciência da população sobre a importância de consumir alimentos orgânicos, e acredita que o hábito do consumo traria equilíbrio aos preços.

Daniel Guerra/PSDB acredita no êxito da discussão. Os responsáveis pelos encaminhamentos, representantes do Executivo e Comissão, o Legislativo, estão aqui debatendo o assunto.

Para Rodrigo Beltrão/PT, a conclusão do debate é a necessidade de mais incentivos à Feira ecológica por parte do poder público. A Comissão vai proceder na indicação ao Executivo com as reivindicações. Ainda, foi sugerido que a classe elabore um Projeto e encaminhe à Casa, via CLPC.

Também foi considerada a ideia do Vereador Renato Nunes/PRB, de uma campanha de conscientização sobre produção e consumo de alimentos sem agrotóxicos ou pesticidas.

Fazem parte da Comissão os Vereadores Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Assis Melo/PCdoB, Renato Nunes/PRB e o presidente, Rodrigo Beltrão/PT.

22/04/2010 - 16:59
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo