Voltar para a tela anterior.

Marcha dos Imigrantes encerra o Ciclo de Debates sobre Movimentos Migratórios em Caxias do Sul

Evento ocorreu no último domingo e contou com a presença de mais de 200 participantes


A 2ª Marcha dos Imigrantes em Caxias do Sul que ocorreu na tarde do último domingo (14/12) encerrou o Ciclo de Debates "Novos Movimentos Migratórios e Políticas Públicas", promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) do Legislativo caxiense em conjunto com entidades e órgãos públicos.

Cerca de 200 participantes, entre os quais haitianos, senegaleses e ganeses que residem em Caxias e região, caminharam desde a Praça Dante Alighieri até o Monumento Nacional ao Imigrante, referendando a luta por direitos. Ao longo do percurso, os participantes carregaram balões brancos, cartazes e faixas, com frases como "Nessa Terra, Somos Todos Migrantes".

O ciclo de debates que ocorreu na Câmara de Vereadores nas últimas semanas abordou questões envolvendo trabalho, saúde, assistência social e desafios culturais enfrentados tanto por quem vem de fora quanto por quem acolhe os imigrantes. Coordenada pela CDHCS, a iniciativa contou com a parceria das seguintes entidades: Centro de Atendimento ao Migrante, Prefeitura de Caxias do Sul, Secretaria Estadual de Educação, Mitra Diocesana, Universidade de Caxias do Sul e Associações dos Senegaleses e dos Haitianos.

A presidente da CDHCS, vereadora Denise Pessôa, destaca que o ciclo de debates permitiu a troca de experiências e também foi uma oportunidade de as pessoas reconhecerem os direitos de quem veio de outras regiões e escolheu Caxias do Sul para viver. "Foi possível ampliar o debate e mostrar à população que os migrantes também precisam de saúde, alimentação, trabalho e moradia. São pessoas iguais a quaisquer outras", frisou Denise.

De acordo com a vereadora, na próxima quinta-feira (18/12), é comemorado o Dia Internacional dos Migrantes, e a marcha do último fim de semana também vai ajudar a dar mais visibilidade a essa data e aos imigrantes que contribuem para a cidade se desenvolver.

O Ciclo de Debates foi previsto em cinco encontros, além da marcha. No dia 14 de novembro, houve a abertura, abordando o tema "Imigrantes em Terra de Imigrantes - Desafios Culturais". Em 21 de novembro, as discussões ficaram em torno do mundo do trabalho. Na semana seguinte, em 28 de novembro, a temática girou em torno de "Educação - Desafios e Aprendizagens no Contexto Imigratório" e, no dia 1º de dezembro, o painel discorreu sobre "Saúde e Imigração, Desafios e Propostas". O encontro de 12 de dezembro debateria "O papel da Assistência Social na Inclusão dos Imigrantes", no entanto, foi cancelado em luto pela morte, por afogamento, de três caxienses na cidade de Torres-RS.

Fazem parte da CDHCS neste ano: a presidente Denise Pessôa/PT e os parlamentares Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SD, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT.

15/12/2014 - 18:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo