Voltar para a tela anterior.

Moção apoia a proposta de emenda da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados em benefício do Hospital Geral

Parlamentares federais querem contemplar obras e aquisição de móveis e equipamentos


O apoio do Legislativo caxiense à proposta de emenda da bancada gaúcha, na Câmara dos Deputados, em benefício do Hospital Geral (HG), foi ratificado na sessão ordinária desta quinta-feira (11/12), por meio de aprovação unânime à moção favorável à iniciativa. A emenda dos deputados federais do Rio Grande do Sul ao orçamento da União de 2015 será submetida à avaliação da presidente Dilma Rousseff.

Entre outros pontos, os sete vereadores que assinam a moção destacaram a intenção daquela bancada, de garantir recursos federais, para a conclusão das obras e a aquisição de móveis e equipamentos, referentes à ampliação do HG. Salientaram que o hospital atende pacientes de 49 cidades da região. Acrescentaram que, só em 2013, foram 11.045 internações e 19.845 atendimentos de urgência e emergência. Informaram que o serviço de radioterapia, iniciado em agosto de 2014, contemplou 71 pacientes até outubro passado.

O requerimento também apontou que um prédio de 7,5 mil metros quadrados está sendo erguido e vai possibilitar a oferta de 137 novos leitos, passando das atuais 218 para 355 unidades. Contou que houve disponibilização de R$ 12,5 milhões, a partir de parceria entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), a Prefeitura Municipal e o governo do Estado. Mesmo assim, atenta ser preciso buscar recursos para a aquisição de móveis e equipamentos do complexo hospitalar, além de materiais e outros equipamentos, a fim de renovar o parque tecnológico. Desse modo, conforme os autores, seria totalizado um investimento em torno de R$ 25,5 milhões.

Durante o debate, o vereador Henrique Silva/PC do B destacou a mobilização dos parlamentares da Casa, para sensibilizar a bancada gaúcha, na Câmara dos Deputados, na apresentação da emenda ao orçamento da União de 2015. O vereador Virgili Costa/PDT discordou dos números referentes a atendimentos de urgência e emergência. Na ótica do pedetista, esse tipo de serviço não seria prestado pelo Hospital Geral. O vereador Mauro Pereira/PMDB, no entanto, garantiu que o HG faz o serviço. Para o vereador Daniel Guerra/PRB, a capacidade daquela instituição encontra-se defasada.

Assinaram a moção os vereadores Daniel Guerra/PRB, Edson da Rosa/PMDB, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SD, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PC do B e Raimundo Bampi/PSB.


12/12/2014 - 11:01
Gabinete do vereador Mauro Pereira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo