Voltar para a tela anterior.

Plenário caxiense apoia criação de CPI na Câmara de Bom Jesus para investigar morte de cães e gatos

Proposta pelo vereador Rafael Bueno/PCdoB, a moção que trata do tema recebeu o voto da maioria dos parlamentares de Caxias


Os vereadores caxienses apoiam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Bom Jesus para investigar a morte de mais de 100 cães e gatos que ocorreu na cidade no mês passado. Uma moção (44/2014) se solidarizando com a iniciativa de instalar a CPI foi proposta pelo vereador Rafael Bueno/PCdoB e aprovada por maioria na plenária do Legislativo caxiense desta quinta-feira (11/12).

No texto, o legisaldor frisa que a comunidade dos Campos de Cima da Serra surpreendeu-se, no dia 20 de novembro, com o triste registro de que 129 animais tinham sido encontrados em óbito em Bom Jesus, sendo 126 cães e três gatos. O texto aponta que a primeira suspeita era de envenenamento e teria sido confirmada, causando ainda mais espanto. A Polícia Civil, que investiga o caso, teria apontado quatro funcionários da prefeitura como autores do crime, incluindo um secretário municipal, o qual teria retornado à sua cadeira na Câmara de Vereadores.

Conforme o autor da moção, a CPI investigará o caso, a fim de identificar os culpados e punir no que for de alcance do poder Legislativo. O texto menciona, ainda, que as investigações policiais mostram que a matança teria sido a maneira encontrada pelos suspeitos para barrar a proliferação de animais na cidade. "É inadmissível que, em pleno século XXI, pessoas ainda acreditam que a forma mais eficaz de resolver problemas é eliminando (os bichos). Os suspeitos desse crime se apoiam em um sério problema de diversas cidades, que é o abandono de animais para justificar essa atrocidade contra a vida. Enquanto não encararmos essa questão como de saúde pública, não chegaremos a uma saída eficiente", considerou Bueno.

Na sessão desta quinta-feira (11/12), o vereador comunista lembrou que, em Caxias, em 2013, dezenas de pombos foram encontrados mortos, mas até agora não se tem conhecimento sobre quem cometeu o crime. Já, em Bom Jesus, graças às câmeras de vídeo, chegou-se aos suspeitos. Independentemente da cidade, Bueno defende que haja política pública voltada à defesa dos animais, com castração e castramóvel, educação das crianças para os cuidados com os bichos de estimação, posse responsável e conscientização. "Em Caxias, há mais de 11 mil castrações na fila de espera. Os animais também merecem ser vistos pelo poder público", defendeu Bueno.

Os parlamentares Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PRB, Flávio Dias/PTB, Guila Sebben/PP, Jaison Barbosa/PDT, Mauro Pereira/PMDB e Neri, O Carteiro/SD se manifestaram solidários à moção. No entendimento de Bandeira, quem provoca a morte de animais, infelizmente, não estaria muito longe de fazer isso com humanos. Neri, O Carteiro lamentou a mortandade dos bichos e o quanto afetou Bom Jesus, cidade em que morou. Disse que os cidadãos de lá sentiram muito com o episódio.

Já o vereador Rodrigo Beltrão/PT se posicionou contrário à moção por ela discorrer sobre assunto localizado em outro município e não ter relação com esferas como a estadual e a nacional, que, nos seu ver, aí sim teria motivo de o Legislativo caxiense se manifestar.

Diante da aprovação do texto, cópia da moção será encaminhada para o delegado responsável pela investigação, Flademir Paulino de Andrade; aos vereadores do município de Bom Jesus; ao prefeito de Bom Jesus, Frederico Becker; e à promotora de Justiça da cidade, Dorani Borges Medeiros.

DELIBERAÇÂO SOBRE A MOÇÃO 44/2014

Vereador - Partido - Voto

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Ausente


  ZORAIDO DA SILVA PTB Sim



11/12/2014 - 22:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo