Voltar para a tela anterior.

Vereador Rodrigo Beltrão apresenta-se como candidato à presidência da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Durante o grande expediente, o parlamentar criticou a possibilidade de o PT não estar representado na futura Mesa Diretora da Casa


O parlamentar Rodrigo Beltrão/PT se colocou como candidato à presidência do Legislativo caxiense para o ano de 2015. No grande expediente da sessão desta quinta-feira (11/12), o petista sugeriu que sua sigla estaria sendo alijada da chapa organizada pela situação e que teria à frente o vereador Flávio Cassina/PTB. "A candidatura do vereador Flávio Cassina não representará o espírito democrático, se ocorrer como está sendo encaminhado. Por isso, o PT está apresentando meu nome para concorrer à Mesa e fazer com que essa Casa represente o povo, com equilíbrio", argumentou.

Beltrão defende a presença do PT na próxima Mesa Diretora, valorizando um viés pluripartidário. O petista citou o filósofo francês Montesquieu, ao buscar maior distribuição de forças em termos de representatividade partidária na Casa. "Montesquieu já disse que estaria tudo perdido na sociedade se houvesse concentração de poder num nome ou num grupo", frisou.

Na ótica do legislador, o Parlamento é um espaço para se respeitar o tamanho das forças que o povo delegou na eleição. Ele ressaltou que, em 2012, o PT compôs um acordo, o qual, na época, havia eleito o parlamentar Edson da Rosa/PMDB para comandar a Casa. Esse acordo, segundo Beltrão, neste ano, não estaria sendo observado. "Enquanto PT, institucionalmente, abrimos o diálogo com a base de situação, mas, infelizmente, aconteceu algo e esse diálogo, pelo jeito, não vai se concretizar. Quero denunciar que a base de situação tem em curso uma manobra para alijar o PT da participação na Mesa", sustentou Beltrão.

Para o parlamentar petista, ter um pensamento único não faria bem à sociedade. Nesse sentido, ele enfatiza a atuação da oposição e entende que os espaços na Mesa Diretora e nas comissões deveriam ser proporcionais aos partidos.

Em aparte, o vereador Mauro Pereira/PMDB se colocou favorável à representatividade oposicionista e disse que uma oposição tem de ser forte. "Sou a favor do que fizemos lá no início e contrário ao rompimento do acordo. A força política da oposição também é importante para a melhoria da qualidade de vida de nossa cidade", afirmou o peemedebista.

Em declaração de líder, durante o grande expediente, o vereador Daniel Guerra/PRB também lançou-se candidato ao comando da Câmara Municipal, apresentando-se como uma terceira via.

11/12/2014 - 18:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo