Voltar para a tela anterior.

Criação do Dia Municipal do DeMolay passa por primeira discussão

Proposta do vereador Guila Sebben sugere comemoração em 18 de março


A data 18 de março pode se tornar o Dia Municipal do DeMolay, conforme projeto de lei do vereador Guila Sebben/PP. A proposta passou por primeira discussão na sessão ordinária desta quarta-feira (10/12), devendo retornar a plenário para segunda discussão e votação final. Conforme o projeto, a Ordem DeMolay é um grupo de jovens, patrocinado e apoiado pela maçonaria. Criado nos Estados Unidos em 1919, o grupo chegou a Caxias do Sul em 1988.

Segundo a proposta, o objetivo da Ordem é criar bons cidadãos, que respeitem as leis, convivam em harmonia com a sociedade, auxiliem o próximo em suas necessidades e sirvam como modelo a todos os jovens. A Ordem DeMolay é composta por diversas organizações, congregando jovens de várias idades. Cada organização trabalha lições como falar em público, procedimentos parlamentares, hierarquia e disciplina, respeito às regras, responsabilidade e auxílio à comunidade.

Em Caxias do Sul, segundo a proposição, a Ordem foi idealizada por cinco maçons, que arquitetaram a estrutura do primeiro capítulo (célula base da Ordem), fundado em 20 de agosto de 1988, denominado de Capítulo Caxias do Sul. Em 1993, devido ao grande número de DeMolays no primeiro capítulo, foi fundado o segundo, chamado Pérola das Colônias. Em 2003, foi instalado o terceiro capítulo, que recebeu o nome de Cavaleiros da Esperança.

Segundo a proposta, essas unidades promovem inúmeras atividades sociais, como almoços beneficentes e atividades conjuntas com Clubes de Mães, criando e consolidando líderes para a comunidade. Além do autor do projeto, Guila Sebben/PP, assinam a proposta os vereadores Felipe Gremelmaier/PMDB, Flavio Cassina/PTB e Pedro Incerti/PDT.

10/12/2014 - 18:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo