Voltar para a tela anterior.

Aprovados os nomes que receberão a comenda Percy Vargas de Abreu e Lima

Neste ano, Euclides Sirena e Luiz Pizzetti serão contemplados com a medalha


A unanimidade dos vereadores, na sessão ordinária desta quarta-feira (10/12), aprovou os nomes que, logo mais, às 19h30min de hoje, no plenário da Câmara, receberão a comenda Percy Vargas de Abreu e Lima. Neste ano, os contemplados com a medalha são Euclides Antonio Sirena e Luiz Pizzetti. O requerimento veio assinado pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Gustavo Toigo. Onze personalidades e instituições já ganharam a honraria.

Caxiense, nascido em 4 de novembro de 1951, Euclides Antonio Sirena cursou Gestão de Restaurantes, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e pós-graduação em Gestão em Alimentação e Nutrição, pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde. Iniciou sua vida profissional na Marcopolo, como auxiliar de soldador. Em 1982, começou o próprio negócio, o Restaurante Sica, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, onde exerce atividades até hoje. Em 2010, abriu a empresa Siplás Plásticos com o filho Guilherme. Dois anos depois, deu início aos trabalhos do Dom Augusto Restaurante, com o filho Gustavo.

Nascido em 1º de abril de 1924, em Criciúma (SC), Luiz Pizzetti é o presidente de honra da União das Associações de Bairros (UAB) de Caxias do Sul. Em 27 de março de 2013, recebeu da Câmara Municipal o prêmio Caxias. Foi vereador suplente do então vereador titular da Aliança Republicana Socialista (ARS), Percy Vargas de Abreu e Lima, na 5ª legislatura (1964-1968). Em novembro de 1998, ganhou do Legislativo o título de Cidadão Caxiense. Um pouco da sua trajetória de vida pessoal, política e comunitária está no livro "Luiz Pizzetti: Uma consciência que pulsa" (editora Maneco, 2013), de Uili Bergamin, com a organização de Cleia Luiza Pizzetti.

A comenda Percy Vargas de Abreu e Lima foi instituída pelo decreto legislativo 141/A, de 22 de julho de 2003, de autoria da ex-vereadora Ana Corso. O objetivo da distinção é reconhecer o trabalho de pessoas e instituições, na defesa dos direitos humanos. Em abril de 1964, o ex-vereador Percy havia perdido o mandato parlamentar depois de ser cassado, pelo regime militar que, então, se iniciava.

10/12/2014 - 17:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo