Voltar para a tela anterior.

Aprovado pedido de informações ao DAP sobre Estação Meteorológica do Aeroporto Hugo Cantergiani

Autor do texto, o vereador Guila Sebben/PP quer saber do Departamento Aeroportuário se as melhorias exigidas serão executadas dentro do tempo estipulado


Um pedido de informações será endereçado pelo Legislativo caxiense ao Departamento Aeroportuário do Estado, para saber como está a adequação da Estação Meteorológica de Superfície (EMS) do Aeroporto Hugo Cantergiani. O requerimento 100/2014, que aborda o assunto, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira (04/12).

De acordo com o parlamentar Guila Sebben/PP, autor do texto, é preciso saber como está a EMS quanto aos equipamentos e às instalações. Para embasar seu questionamento, o vereador progressista citou um ofício de nº 1242/MET/29863, que estabelece como prazo para adequações fevereiro de 2015, sob pena de rebaixamento de categoria. Se o rebaixamento ocorrer, Guila explica que poderá haver o fechamento do aeroporto e "uma imensa perda para as cidades da Serra Gaúcha". Como tem acompanhando o assunto, o legislador informa que, até a presente data, nada teria sido feito no referido aeroporto.

Guila explicou que o Ministério da Defesa enviou ofício à empresa que opera a EMS do Aeroporto Hugo Cantergiani (essa EMS seria a sala de rádio que acompanha a chegada e saída dos aviões) informando que as adequações teriam de ter sido feitas ainda em agosto de 2013. Diante da não execução, um novo prazo foi dado, que é fevereiro de 2015. "Não podemos permitir que o atual DAP, ligado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística,  deixe esse assunto para 2015, quando novo governo estará assumindo", comenta Guila, querendo saber quais providências serão tomadas em relação às exigências.

À frente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO) da Câmara, o progressista lembra que, em abril deste ano, ocorreu uma audiência pública para tratar do aeroporto e que as reclamações e demandas a respeito foram entregues à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, ao DAP e ao Comando dos Bombeiros.

O parlamentar também se mostrou preocupado com a redução de voos comerciais em Caxias. Conforme ele, há previsão de reduzir de cinco para três opções de voos saindo da cidade, que têm duas companhias aéreas em operação (Gol e Azul).  Os vereadores Mauro Pereira/PMDB e Jaison Barbosa/PDT demonstraram apoio ao requerimento de Guila.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO 100/2014

Vereador - Partido - Voto

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Ausente

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim


04/12/2014 - 21:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo