Voltar para a tela anterior.

Henrique Silva divulga visita da Comissão de Saúde e Meio Ambiente à UPA Zona Norte

Grupo questionou a proposta de estabelecer uma gestão terceirizada na Unidade de Pronto Atendimento


O vereador Henrique Silva/PCdoB divulgou uma visita da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara (CSMA) à Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte da cidade (UPA Zona Norte), durante a sessão ordinária desta terça-feira (02/12). Conforme o parlamentar, que preside a comissão, a unidade tem obras adiantadas e está no processo de licitação para a compra de equipamentos e móveis. Henrique salientou, entretanto, que o grupo se mostrou contrário à proposta de gestão terceirizada da UPA Zona Norte em cogitação. 

  O comunista informou que ele e os parlamentares Kiko Girardi/PT e Daniel Guerra/PRB visitaram a estrutura na manhã desta terça-feira, acompanhados da secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari. Conforme Henrique, há 1,5 mil metros quadrados de área construída e outros 300 metros quadrados de área externa. "Essa estrutura vai suprir o atendimento à saúde de grande parte dos moradores da região Norte, envolvendo bairros como São Ciro e Ana Rech", relatou. Segundo ele, o prefeito Alceu Barbosa Velho informou que a abertura da unidade é prioridade e deverá ser feita assim que estiver equipada e mobiliada.

Apesar disso, o parlamentar discordou da proposta de gestão terceirizada da UPA, que está sendo cogitada. "Isso preocupa porque gera conflitos e problemas estruturais. Não há responsabilidade contínua sobre o trabalho. Como comissão, já nos mostramos contrários a esse formato gerencial da unidade", informou. Henrique pretende debater a forma de gestão em conjunto com a secretária Dilma, a fim de viabilizar o melhor funcionamento da unidade. 

Antes da manifestação de Henrique, os vereadores Rodrigo Beltrão/PT e Mauro Pereira/PMDB utilizaram a tribuna em declaração de líder de suas bancadas partidárias. Beltrão criticou a falta de médicos e a gestão da saúde no município, enquanto Mauro ressaltou que problemas como esses não seriam apenas de responsabilidade municipal, mas também federal. Sobre esse assunto, Henrique defendeu a correção da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) como medida para ajudar a suprir a necessidade de médicos.

02/12/2014 - 19:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo