Voltar para a tela anterior.

Haitianos e senegaleses são orientados sobre o funcionamento da saúde caxiense

A secretária Dilma Tessari palestrou no 4º painel da Comissão de Direitos Humanos sobre migração


Orientações sobre o funcionamento da saúde caxiense foram prestadas pela secretária municipal da pasta, Dilma Tessari, no 4º painel do ciclo de debates da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo caxiense, realizado na noite desta segunda-feira (1º12), no plenário da Câmara. A presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa/PT, conduziu a reunião, voltada a intensificar as discussões sobre os movimentos migratórios, na cidade. O próximo encontro, em 12 de dezembro vindouro, dará ênfase à assistência social.

A secretária salientou que, nos últimos três anos, a pasta confeccionou 3.447 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) local, para imigrantes. Segundo ela, do montante, foram 1.193 foram para senegaleses e 1.011 para haitianos. Informou que, só em 2014, o total de documentos SUS chegou a 1.394, sendo 620 para estrangeiros do Senegal e 600 para pessoas do Haiti.

De acordo com Dilma, haitianos e senegaleses têm cometido, repetidamente, o equívoco de procurarem o postão 24 horas, para qualquer tipo de sintoma. Explicou ao grupo de 11 imigrantes, para que repassassem os critérios a seus conterrâneos, que o postão só serve para situações emergenciais. "Geralmente, as demandas deles são mais compatíveis com o serviço prestado nas unidades básicas de saúde (UBS), como a atenção básica. Ou seja, procurando uma UBS, eles conseguirão, inclusive, maior agilidade nos atendimentos", detalhou.

A chefe da pasta da Saúde aproveitou para alertar, quanto aos cuidados para com a dengue. Entre outros pontos, destacou ações como evitar água parada, impedindo, assim, a proliferação do mosquito vetor da doença. Ressaltou, ainda, que eles, como qualquer cidadão brasileiro, têm direito à prevenção de acidentes de trabalho e a licenças, quando lesionados, por determinada ocorrência.

Haitianos e senegaleses comentaram sobre o funcionamento da saúde pública, nos países de origem. Manifestaram que, de onde vêm, não está muito claro até que ponto haveria acesso universal. Relataram que, na maior parte das vezes, é difícil o paciente não ter que pagar por algum procedimento.

Peterson Durosier, professor de Francês no Haiti, mostrou fluência no domínio da Língua Portuguesa, ao contrário de conterrâneos e senegaleses. A maior parte deles reclamou de problemas de comunicação, no Brasil. No painel da sexta-feira passada, professoras e alunas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) haviam sinalizado com a tendência de, em 2015, o curso de Letras da UCS retomar uma oficina de Português, para imigrantes.

Questões culturais apresentadas a quem é imigrante e a quem os recebe, saúde, trabalho, educação, assistência social e inclusão constam dos temas norteadores das mesas de discussões, que vão ocorrer até o dia 14 de dezembro. Todos os encontros são gratuitos e abertos ao público. O início do ciclo ocorreu no dia 14 de novembro, abordando o tema "Imigrantes em Terra de Imigrantes - Desafios Culturais". Depois, as discussões ficaram em torno do mundo do trabalho. Na última sexta-feira, a abordagem se voltou à inserção dos migrantes, no sistema educacional brasileiro. O  fechamento das atividades acontecerá no próximo dia 14 de dezembro, às 14h, com a Marcha dos Imigrantes, a partir da Praça Dante Alighieri.

Para quem não pôde acompanhar os encontros, confira a entrevista que a vereadora Denise concedeu ao programa De Frente com a Lei (TV Câmara Caxias, canal 16 da NET) sobre recentes movimentos migratórios, no município. A condução da entrevista coube ao jornalista Fábio Rausch. Assistam: http://www.youtube.com/watch?v=gpi5vf0tYAA.

Além da vereadora-presidente Denise Pessôa/PT, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SD, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT.

 

CICLO DE DEBATES - Novos Movimentos Migratórios e Políticas Públicas

Local: Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, B. Exposição)

Obs.: Os encontros são gratuitos e abertos ao público.

 

PROGRAMAÇÃO

12/12 - Sexta-feira, 18h30min - O papel da Assistência Social na Inclusão dos Imigrantes

- Painelistas:

AIHCS

AISCS

Vanessa Moojen (assistente social do Centro de Atendimento ao Migrante)

Alda Lundgren (diretora da Proteção Social da Fundação de Assistência Social/FAS)

 

14/12 - Domingo, às 14h - Marcha dos Imigrantes - Saída da Praça Dante Alighieri

 

REALIZAÇÃO:

Comissão de Direitos,  Humanos, Cidadania e Segurança  da Câmara Municipal de Caxias do Sul - (Fone: 3218.1613).

 

ENTIDADES PARCEIRAS:

Centro de Atendimento ao Migrante, Prefeitura de Caxias do Sul, Secretaria Estadual de Educação, Mitra Diocesana, Universidade de Caxias do Sul, Associações dos Senegaleses e dos Haitianos.

01/12/2014 - 22:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo