Voltar para a tela anterior.

Debatidas ações para facilitar o processo educacional de haitianos e senegaleses no Brasil

Os painéis migratórios da Comissão de Direitos Humanos continuam segunda-feira, às 18h30min, no Legislativo caxiense


Ações para facilitar o processo educacional e a própria adaptação de haitianos e senegaleses, no Brasil, ganharam ênfase no 3º painel sobre movimentos migratórios da Comissão de Direitos Humanos, realizado na noite desta sexta-feira (28/11), na sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Especialistas da educação apresentaram cartilha, oficina e outras práticas, como forma de propiciar aos imigrantes maior familiarização com o contexto local. Os debates continuam na próxima segunda-feira, às 18h30min, no Legislativo caxiense, com pautas voltadas à saúde para estrangeiros. A presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa/PT, está conduzindo as reuniões.

A primeira parte das conversas contou com exposições de haitianos e senegaleses, a respeito do sistema educacional dos países de origem. Haitiano, Peterson Durosier lembrou que, lá, 88% das escolas são privadas, o que, na ótica dele, dificulta a padronização de políticas públicas. Comentou que, a partir de 1982, quando o crioulo se tornou a língua prioritária, e o francês, a secundária, os alunos passaram a melhorar o desempenho escolar. Segundo ele, até então, alguns tinham dificuldades por não dominarem o idioma estrangeiro. No Senegal, o francês é a língua oficial.

Sensíveis à situação, já que muitos dos imigrantes também não assimilam o português com tanta facilidade, no curso de Línguas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), as professoras orientadoras Luciane Ferreira e Suzana Pagot ministraram uma oficina. Integrantes do projeto, as estudantes Deise Vargas de Lima, Eliamar Lima e Paula Faria relataram como funcionaram as aulas. Em outubro e novembro deste ano, 20 senegaleses receberam 20 horas de instruções, ao longo de 14 encontros, sendo dois por semana. O grupo confirmou a intenção de dar sequência à iniciativa, em 2015.

Elas disseram que, no curso, desenvolvido em escolas da cidade, promoveram uma inserção dos senegaleses na Língua Portuguesa. Entre outros recursos, valeram-se de figuras, recortes de jornais e utilização de frases que representassem situações do cotidiano.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Glaucia Gomes, salientou que, em 15 de julho passado, foi emitido um parecer sobre a matrícula de estudantes estrangeiros, nas escolas da rede local. A seu ver, a legislação nacional que disciplina a permanência de pessoas de outros países, no Brasil, segue defasada. Entre as consequências, na ótica de Glaucia, estão prejuízos na formulação de uma pauta educacional, mais adaptada a cada um deles.

As professoras Elizane Ferreira Pruner (inglês) e Thaís Quadros (3º ano do Ensino Fundamental), da Escola Municipal José Protázio Soares de Souza, contaram como tem sido a rotina envolvendo quatro crianças e adolescentes haitianos. Destacaram a capacidade de aprendizado deles e o jeito afável com que se relacionam. Exibiram trechos de diálogos e desenhos feitos em sala de aula. Um deles continha o traçado da bandeira nacional brasileira.

Enquanto isso, a professora Katiuscia Viezzer, do 3º ano da Escola de Ensino Médio José Generosi, acompanhada por alunos, trouxe exemplares de uma cartilha bilíngue. Destacou que, no colégio, reuniram colaboradores e produziram um material contendo a história de Caxias do Sul, pontos turísticos, telefones úteis, entre outras informações.

Questões culturais apresentadas a quem é imigrante e a quem os recebe, saúde, trabalho, educação, assistência social e inclusão constam dos temas norteadores das mesas de discussões, que vão ocorrer até o dia 14 de dezembro. Todos os encontros são gratuitos e abertos ao público. O início do ciclo ocorreu no dia 14 de novembro, abordando o tema "Imigrantes em Terra de Imigrantes - Desafios Culturais". Na semana passada, as discussões ficaram em torno do mundo do trabalho. O  fechamento das atividades acontecerá no próximo dia 14 de dezembro, às 14h, com a Marcha dos Imigrantes, a partir da Praça Dante Alighieri.

Para quem não pôde acompanhar os encontros, confira a entrevista que a vereadora Denise concedeu ao programa De Frente com a Lei (TV Câmara Caxias, canal 16 da NET) sobre recentes movimentos migratórios, no município. A condução da entrevista coube ao jornalista Fábio Rausch. Assistam: http://www.youtube.com/watch?v=gpi5vf0tYAA.

Além da vereadora-presidente Denise Pessôa/PT, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SD, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT.

 

CICLO DE DEBATES - Novos Movimentos Migratórios e Políticas Públicas

Local: Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, B. Exposição)

Obs.: Os encontros são gratuitos e abertos ao público.

 

PROGRAMAÇÃO

1º/12 - Segunda-feira, 18h30min - Saúde e Imigração, Desafios e Propostas

Painelistas: 

AIHCS

AISCS

Equipe da Secretaria Mun. de Saúde (Dra. Dilma Tessari/Secretária, Dr. Cézar A. Roncada, Tânia M. Boniatti, Dra. Maria Inez Bertelli e enfermeiras Juliana A. Calloni e Grasiela C. Gabriel)

Ana Maria Mezzomo Bedin (coordenadora do CEREST-Serra)

 

12/12 - Sexta-feira, 18h30min - O papel da Assistência Social na Inclusão dos Imigrantes

- Painelistas:

AIHCS

AISCS

Vanessa Moojen (assistente social do Centro de Atendimento ao Migrante)

Alda Lundgren (diretora da Proteção Social da Fundação de Assistência Social/FAS)

 

14/12 - Domingo, às 14h - Marcha dos Imigrantes - Saída da Praça Dante Alighieri

 

REALIZAÇÃO:

Comissão de Direitos,  Humanos, Cidadania e Segurança  da Câmara Municipal de Caxias do Sul - (Fone: 3218.1613).

 

ENTIDADES PARCEIRAS:

Centro de Atendimento ao Migrante, Prefeitura de Caxias do Sul, Secretaria Estadual de Educação, Mitra Diocesana, Universidade de Caxias do Sul, Associações dos Senegaleses e dos Haitianos.

28/11/2014 - 23:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo