Voltar para a tela anterior.

Plenário Sinfônico atrai 624 pessoas e emociona o público com canções natalinas

Trechos de óperas também deram o tom da 3ª edição do Câmara Encanta


Seiscentas e vinte e quatro pessoas lotaram o espaço em frente à Câmara Municipal de Caxias do Sul e prestigiaram o concerto "Plenário Sinfônico: Especial de Natal", no início da noite desta quinta-feira (27/11). O espetáculo foi a 3ª edição do Programa Câmara Encanta. Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, a orquestra da UCS e o coro da universidade brindaram o público com um repertório iniciado com trechos de óperas e finalizado com canções natalinas. Tratou-se de uma realização do Legislativo caxiense e da UCS.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Gustavo Toigo, a iniciativa deu sequência a série de ações deste ano, voltada a aproximar, ainda mais, a comunidade do poder Legislativo. Momentos antes do espetáculo, os músicos haviam conhecido os setores da Casa. Toigo ressaltou que a orquestra da UCS acaba de ser indicada para receber o 20º Prêmio Líderes e Vencedores, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, como referência educacional.

O reitor da UCS, Evaldo Kuiava, parabenizou a intenção do Câmara Encanta. Destacou que, no próximo dia 18 de dezembro, na universidade, a orquestra lançará o seu primeiro CD, durante o concerto "Natal em família".

O repertório (reproduzido abaixo) de hoje começou de maneira mais formal, envolvendo Franz Von Suppé (1819-1895), com a abertura da opereta "Cavalaria Ligeira", e Pietro Mascagni (1863-1945), com o intermezzo da ópera "Cavalleria Rusticana". No decorrer da execução de Adolphe Adams (1803-1856), com Cantique de Noël (O Holy Night), o público passou a se mostrar mais envolvido com o espetáculo. O entusiasmo ganhou ainda mais força com Ted Ricketts (Arranjo) Satchmo!, no tributo a Louis Armstrong, quando o tom da canção "What a Wonderful World" foi percebido, provocando algumas pessoas a cantarolarem partes da letra.

Passada a primeira parte, com óperas, o maestro dirigiu-se ao público e convidou espectadores a participarem dos cânticos de Natal. Próximo ao final da série de cantigas, costuradas entre ritmos como os de Tannenbaum, White Christmas, Boas Festas e Noite Feliz, alguns deixaram as lágrimas correrem, ao mesmo tempo em que aplaudiram. De forma mais descontraída, os músicos ainda tocaram "Oh Happy Day".

O Programa Câmara Encanta procura trazer os grupos artísticos e culturais ao Parlamento e mostrar como atua o Legislativo. A primeira edição ocorreu no último dia 26 de setembro e contou com o Grupo de Câmara do Coro Municipal e o Quinteto de Metais da Orquestra Municipal de Sopros. Em 22 de outubro, foi a vez de o coral Herdeiros do Futuro e da oficina de dança da Associação Criança Feliz se apresentarem, em frente ao prédio da Casa.

 

Confira o repertório do Plenário Sinfônico (Especial de Natal):

- Franz Von Suppé (1819-1895)

Abertura da opereta "Cavalaria Ligeira";

- Pietro Mascagni (1863-1945)

Intermezzo da ópera "Cavalleria Rusticana";

- Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)

Polonaise da ópera "Eugene Onegin";

- Ted Ricketts (Arranjo)

Satchmo! (Um tributo a Louis Armstrong);

- Adolphe Adams (1803-1856)

Cantique de Noël (O Holy Night);

- Negro Spiritual

Amazing Grace;

- Negro Spiritual

Oh Happy Day;

- Alfred Hülsberg (1927-2001)

Natal de Todo Mundo

Adeste Fidelis/Gloria/Jingle Bells/Tannenbaum/White Christmas/Boas Festas/Noite Feliz.

* Solistas: Maicon Cassânego (tenor) e Juliano Barreto (barítono).

 

Conheça alguns dos personagens do 3º Câmara Encanta:

Maestro Manfredo Schmiedt

Manfredo Schmiedt nasceu em Porto Alegre. Com dez anos de idade, iniciou estudos musicais de trompete. Atualmente, é regente titular e diretor-artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e regente do Coro Sinfônico da Ospa. Com mestrado em regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação em regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participou de cursos de regência, no exterior, incluindo Alemanha, Argentina e Holanda. Em duas oportunidades, obteve o primeiro lugar no concurso "Jovens Regentes", promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Recebeu o Prêmio Açorianos de Música, pela sua participação como regente, na peça "A história do soldado", de Stravinsky.

 

Tenor Maicon Cassânego

Nascido em Caxias do Sul, Maicon Cassânego iniciou seus estudos de canto, com a professora Marilene Carneiro, aos 17 anos de idade. Por diversos anos, participou do Coro de Câmara Cant''Arte, sob a regência da maestrina Anita Campagnolo. Em 2012, ingressou no bacharelado em canto, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como solista, esteve nas apresentações das Vesperae Solennes de Confessore, de Mozart, com o Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro, sob a regência do maestro Sérgio Assumpção.

 

Barítono Juliano Barreto

Juliano Barreto começou estudos musicais no projeto "Prelúdio", da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1989, com quatro anos. Em 2003, mudou-se para o Rio de Janeiro, a convite da Banda Black Rio, fundada na década de 1970, pelo saxofonista Oberdan Magalhães, hoje liderada pelo seu filho William Magalhães. No show "Banda Black Rio Convida", dividiu palco com Luís Melodia, Ed Motta, Sandra de Sá, Jards Macalé, Paula Lima, Arthur Maia, Fito Paes, Léo Gandelman, B Negão, Cláudio Zóli, Robertinho Silva, Gerson King Combo, Gabriel Grossi, entre outros. Barreto esteve em cartaz, na sua cidade natal, Porto Alegre, com o show "Influência do Jazz", que contava com convidados especiais, tais como: Toninho Horta, Léo Gandelman, Arthur Maia e Paula Lima. Em julho de 2009, o artista lançou seu primeiro disco: "Canto Prometido" (RM2/Microservice), vencedor do Prêmio Açorianos, nas categorias Melhor Intérprete de MPB e Melhor Espetáculo do Ano. Em 2010, a obra motivou um espetáculo no Theatro São Pedro, com Ed Motta. Neste ano, interpreta Lupicínio Rodrigues, no musical LUPI, sendo protagonista do show.

 

Com informações de Ester Chaves Rodrigues (Comunicação da Orquestra Sinfônica da UCS).

27/11/2014 - 21:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo