Voltar para a tela anterior.

Semana Municipal do Livro Infantil poderá ser comemorada em Caxias do Sul

De autoria da ex-vereadora Gladis Frizzo/PSB, o projeto agora depende da sanção do Executivo Municipal


A Semana Municipal do Livro Infantil poderá ser comemorada em Caxias do Sul daqui para frente. Proposto pela ex-vereadora Gladis Frizzo/PSB, o texto foi aprovado por unanimidade na plenária desta quinta-feira (27/11). Para ser implementada, a proposição depende, agora, da sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho. O texto determina a semana que abranger o dia 18 de abril, dia Nacional do Livro Infantil, para a celebração.

Gladis Frizzo/PSB estava no plenário, durante a apreciação da matéria. A socialista exerceu mandato parlamentar durante o mês de agosto deste ano, em virtude da licença do vereador Edi Carlos Pereira de Souza/PSB e do primeiro suplente, José Dambros/PSB. 

A proposta destaca que a leitura, assim como a escrita, é fundamental para o desenvolvimento das capacidades do ser humano. "Por meio dela, o cidadão participa da sociedade, melhora seu nível educacional, conhece outros valores culturais, tem acesso ao conhecimento e à herança cultural da humanidade", ressalta a ex-vereadora, na exposição de motivos da matéria.

O projeto informa que, no dia 2 de abril, celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. No Brasil, a data é comemorada em 18 de abril, em virtude do nascimento do escritor Monteiro Lobato.

Durante a votação, o projeto recebeu elogios dos vereadores Edi Carlos/PSB, Jaison Barbosa/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SD, Pedro Incerti/PDT e Rafael Bueno/PCdoB.

Virgili Costa/PDT comentou que poderia ser um dia e não uma semana. Mesmo assim, o pedetista se colocou favorável à iniciativa. O parlamentar Rodrigo Beltrão/PT também apoiou a proposta. No entanto, observou que o texto não diz quem deve promover as ações durante a semana.

Já o parlamentar Renato Nunes/PRB questionou o fato de muitas datas não serem comemoradas, mesmo tendo sido aprovadas e virado lei. O republicano também se queixou que não viu representantes do Executivo na Marcha para Jesus, que ocorreu no último domingo (23/11), em Caxias.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O PL 188/2014

Vereador - Partido - Voto

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Não Votou

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

27/11/2014 - 18:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo