Voltar para a tela anterior.

Músicos da orquestra sinfônica da UCS conhecem setores do Legislativo caxiense antes do concerto, das 19h desta quinta-feira

Logo mais, junto ao prédio da Câmara Municipal, acontece a 3ª edição do Câmara Encanta


Músicos da orquestra sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) estão percorrendo setores do Legislativo caxiense, antes do concerto intitulado de "Plenário Sinfônico: Especial de Natal". Logo mais, às 19h desta quinta-feira (27/11), em frente à sede da Câmara Municipal (Rua Alfredo Chaves, 1.323, Bairro Exposição, ao lado da Prefeitura), acontece a 3ª edição do Programa Câmara Encanta. Junto com o coro da UCS, e regidos pelo maestro Manfredo Schmiedt, os músicos brindarão o público com um repertório que se iniciará com trechos de óperas, encerrando-se com canções natalinas. Trata-se de uma realização da Câmara e da UCS.

No plenário da Casa, os músicos tiveram a saudação do vereador-presidente da Câmara, Gustavo Toigo, e assistiram ao vídeo institucional. O presidente reiterou o empenho de se engajar à cultura local, de modo a promovê-la. Ressaltou que a orquestra da UCS acaba de ser indicada para receber o 20º Prêmio Líderes e Vencedores, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, como referência educacional. Toigo entregou ao maestro um exemplar do livro "Palavra e Poder: 120 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul".

O Programa Câmara Encanta procura trazer os grupos artísticos e culturais ao Parlamento e mostrar como atua o Legislativo. A primeira edição ocorreu no último dia 26 de setembro e contou com o Grupo de Câmara do Coro Municipal e o Quinteto de Metais da Orquestra Municipal de Sopros. Em 22 de outubro, foi a vez de o coral Herdeiros do Futuro e da oficina de dança da Associação Criança Feliz se apresentarem, em frente ao prédio da Casa.

 

Confira o repertório do Plenário Sinfônico (Especial de Natal):

- Franz Von Suppé (1819-1895)

Abertura da opereta "Cavalaria Ligeira";

- Pietro Mascagni (1863-1945)

Intermezzo da ópera "Cavalleria Rusticana";

- Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)

Polonaise da ópera "Eugene Onegin";

- Ted Ricketts (Arranjo)

Satchmo! (Um tributo a Louis Armstrong);

- Adolphe Adams (1803-1856)

Cantique de Noël (O Holy Night);

- Negro Spiritual

Amazing Grace;

- Negro Spiritual

Oh Happy Day;

- Alfred Hülsberg (1927-2001)

Natal de Todo Mundo

Adeste Fidelis/Gloria/Jingle Bells/Tannenbaum/White Christmas/Boas Festas/Noite Feliz.

* Solistas: Maicon Cassânego (tenor) e Juliano Barreto (barítono).

 

Conheça alguns dos personagens do 3º Câmara Encanta:

Maestro Manfredo Schmiedt

Manfredo Schmiedt nasceu em Porto Alegre. Com dez anos de idade, iniciou estudos musicais de trompete. Atualmente, é regente titular e diretor-artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e regente do Coro Sinfônico da Ospa. Com mestrado em regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação em regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participou de cursos de regência, no exterior, incluindo Alemanha, Argentina e Holanda. Em duas oportunidades, obteve o primeiro lugar no concurso "Jovens Regentes", promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Recebeu o Prêmio Açorianos de Música, pela sua participação como regente, na peça "A história do soldado", de Stravinsky.

 

Tenor Maicon Cassânego

Nascido em Caxias do Sul, Maicon Cassânego iniciou seus estudos de canto, com a professora Marilene Carneiro, aos 17 anos de idade. Por diversos anos, participou do Coro de Câmara Cant''Arte, sob a regência da maestrina Anita Campagnolo. Em 2012, ingressou no bacharelado em canto, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como solista, esteve nas apresentações das Vesperae Solennes de Confessore, de Mozart, com o Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro, sob a regência do maestro Sérgio Assumpção.

 

Barítono Juliano Barreto

Juliano Barreto começou estudos musicais no projeto "Prelúdio", da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1989, com quatro anos. Em 2003, mudou-se para o Rio de Janeiro, a convite da Banda Black Rio, fundada na década de 1970, pelo saxofonista Oberdan Magalhães, hoje liderada pelo seu filho William Magalhães. No show "Banda Black Rio Convida", dividiu palco com Luís Melodia, Ed Motta, Sandra de Sá, Jards Macalé, Paula Lima, Arthur Maia, Fito Paes, Léo Gandelman, B Negão, Cláudio Zóli, Robertinho Silva, Gerson King Combo, Gabriel Grossi, entre outros. Barreto esteve em cartaz, na sua cidade natal, Porto Alegre, com o show "Influência do Jazz", que contava com convidados especiais, tais como: Toninho Horta, Léo Gandelman, Arthur Maia e Paula Lima. Em julho de 2009, o artista lançou seu primeiro disco: "Canto Prometido" (RM2/Microservice), vencedor do Prêmio Açorianos, nas categorias Melhor Intérprete de MPB e Melhor Espetáculo do Ano. Em 2010, a obra motivou um espetáculo no Theatro São Pedro, com Ed Motta. Neste ano, interpreta Lupicínio Rodrigues, no musical LUPI, sendo protagonista do show.

 

Com informações de Ester Chaves Rodrigues (Comunicação da Orquestra Sinfônica da UCS).

27/11/2014 - 18:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo