Voltar para a tela anterior.

Médico Milton Commazzetto receberá da Câmara Municipal o título de Cidadão Caxiense

De autoria do vereador Flávio Cassina/PTB, o projeto foi aprovado por unanimidade pelo plenário


O médico psiquiatra Milton Commazzetto será homenageado pelo Legislativo com o título de Cidadão Caxiense. O projeto de decreto legislativo (PDL 20/2014), de autoria do vereador Flávio Cassina/PTB, recebeu o voto de todos os parlamentares presentes na plenária desta quinta-feira (27/11). A homenagem, que ainda não tem data definida para ser entregue, busca reconhecer Commazzetto pelos relevantes serviços prestados à comunidade caxiense.

Durante a sessão, os vereadores Mauro Pereira/PMDB e Virgili Costa/PDT elogiaram Commazzetto por sua atuação na cidade, considerando justa e merecida a concessão do título ao psiquiatra.

De acordo com a proposição, o médico Milton Commazzetto nasceu no dia 14 de agosto de 1944, em Tapejara/RS. Casado, pai de três filhos e avô de três netos, mora em Caxias do Sul desde 1976, onde desenvolve sua atividade profissional. Filho de José Commazzetto e Josefina Toigo Commazzetto, com 10 anos de idade, mudou-se para Farroupilha/RS juntamente com a família. Cursou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Colégio Estadual Cristóvão de Mendoza e prestou vestibular para Medicina na Universidade Federal de Pelotas, em cuja cidade residiu durante a vida acadêmica e conheceu sua atual esposa, Luiza.

No meio estudantil, teve forte atuação na Associação Turma Médica e foi bolsista no Hospital Psiquiátrico, encontrando sua vocação. Mudou-se com a família para Porto Alegre, para fazer sua especialização em Psiquiatria pela UFRGS e sua formação em psicanalítica.

Após o nascimento da primeira filha, Carolina, surgiu uma proposta de emprego em Caxias do Sul. O fato de suas raízes serem de Caxias (pais e avós são caxienses) favoreceu a nova mudança. Iniciou as atividades profissionais em Caxias do Sul como médico psiquiatra por volta de 1976 e segue atuando até hoje.

Doutor Milton Commazzetto foi um dos idealizadores do Hospital Geral. Então Delegado da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS)  do Rio Grande do Sul, conseguiu o terreno do Estado para início das obras. Em sua segunda gestão na 5ª CRS, ocorreu  a inauguração do HG. Commazzetto presidiu a Associação Médica de Caxias do Sul por duas gestões. Também foi presidente do Clube Juvenil e delegado da 5ª CRS por duas gestões, além de professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) por 30 anos. O médico também exerceu a vereança, sendo o parlamentar mais votado da legislatura de 1983-1988, em Caxias do Sul, pelo PMDB.

DELIBERAÇÃO SOBRE O PDL 20/2014

Vereador – Partido - Voto

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Não Votou

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Não Votou

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Não Votou

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

 

 

27/11/2014 - 17:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo