Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa lembra o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

Comemorada nesta terça-feira (25/11), a data integra a mobilização feminista contra quaisquer tipos de agressão à mulher


A luta pelo fim da agressão doméstica ganhou ainda mais ênfase na manifestação da parlamentar Denise Pessôa/PT, durante a plenária desta terça-feira (25/11), quando é lembrado o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Única vereadora da Casa, Denise ressaltou que a data integra a mobilização feminista contra quaisquer tipos de agressões à mulher.

Denise também explicou que a data faz parte da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, com o objetivo de promover o debate e denunciar a agressividade em relação ao público feminino. A saber: em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women's Global Leadership - CWGL/EUA), iniciaram a campanha.

Em referência a essa mobilização, Denise informou que, amanhã, estará na Escola Estadual Melvin Jones para participar de um debate sobre gêneros, a partir de reflexões em torno do filme Gênero, Mentiras & Videotape. Na opinião da parlamentar, é oportuno abordar o assunto nos diferentes espaços, tendo em vista que, para ela, Caxias é uma cidade violenta na questão de gênero, mesmo dispondo de estruturas e políticas públicas que auxiliem nesse aspecto, como a Delegacia da Mulher e a Casa de Apoio Viva Rachel.

Conforme Denise, cerca de 400 mulheres registram ocorrência na polícia, mensalmente, em Caxias do Sul. A parlamentar também lembrou que havia feito reclamação sobre o atendimento na Casa Viva Rachel e melhorias teriam sido providenciadas pela prefeitura. "Infelizmente, a gente precisa debater cada vez mais sobre as questões de gênero. A violência contra a mulher é um problema que merece atenção pública. Há um equívoco de pensar a mulher como propriedade e aí vem a violência. Hoje, é um dia importante, mas ainda precisamos refletir e lutar para que não ocorram mais agressões. Uma sociedade que tem violência doméstica é doente. Se acharmos que violência familiar não é assunto para discutirmos, estaremos sendo coniventes", pontuou, estimulando as pessoas a denunciarem.

A vereadora também elogiou o trabalho da Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, por acompanhar mulheres com medidas protetivas. Outro assunto abordado pela legisladora foi a 1ª Semana Municipal da Paz (confira a programação em: http://migre.me/n6FtW), que está ocorrendo na cidade. Essa semana é promovida pela prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), e pelas nove Redes de Pacificação Social de Caxias do Sul.

Denise destacou positivamente o trabalho da Guarda Municipal e da Rede, em especial para o encaminhamento de soluções de conflitos.

25/11/2014 - 19:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo