Voltar para a tela anterior.

Concessão do título de Cidadão Caxiense ao médico Milton Commazzetto passa em primeira discussão

A proposição, de autoria do vereador Flávio Cassina/PTB, voltará ao plenário para segunda discussão e votação final


A proposta que concede o título de Cidadão Caxiense ao médico psiquiatra Milton Commazzetto foi apreciada em primeira discussão, na sessão ordinária desta terça-feira (25/11). O projeto de decreto legislativo (PDL 20/2014), de autoria do vereador Flávio Cassina/PTB, voltará ao plenário para segunda discussão e votação final. A homenagem busca reconhecer Commazzetto pelos relevantes serviços prestados à comunidade caxiense.

De acordo com a proposição, o médico Milton Commazzetto nasceu no dia 14 de agosto de 1944, em Tapejara/RS. Casado, pai de três filhos e avô de três netos, mora em Caxias do Sul desde 1976, onde desenvolve sua atividade profissional. Filho de José Commazzetto e Josefina Toigo Commazzetto, com 10 anos de idade, mudou-se para Farroupilha/RS juntamente com a família. Cursou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Colégio Estadual Cristóvão de Mendoza e prestou vestibular para Medicina na Universidade Federal de Pelotas, em cuja cidade residiu durante a vida acadêmica e conheceu sua atual esposa, Luiza.

No meio estudantil, teve forte atuação na Associação Turma Médica e foi bolsista no Hospital Psiquiátrico, encontrando sua vocação. Mudou-se com a família para Porto Alegre, para fazer sua especialização em Psiquiatria pela UFRGS e sua formação em psicanalítica.

Após o nascimento da primeira filha, Carolina, surgiu uma proposta de emprego em Caxias do Sul. O fato de suas raízes serem de Caxias (pais e avós são caxienses) favoreceu a nova mudança. Iniciou as atividades profissionais em Caxias do Sul como médico psiquiatra por volta de 1976 e segue atuando até hoje.

Doutor Milton Commazzetto também foi um dos idealizadores do Hospital Geral. Então Delegado da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS)  do Rio Grande do Sul, conseguiu o terreno do Estado para início das obras. Em sua segunda gestão na 5ª CRS, ocorreu  a inauguração do HG. Commazzetto presidiu a Associação Médica de Caxias do Sul por duas gestões. Também foi presidente do Clube Juvenil e delegado da 5ª CRS por duas gestões, além de professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) por 30 anos. O médico também exerceu a vereança, sendo o parlamentar mais votado da legislatura de 1983-1988, em Caxias do Sul, pelo PMDB.

25/11/2014 - 18:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo