Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal presta homenagem aos 100 anos da Igreja de São Maximiliano

Capela do distrito de Santa Lúcia do Piaí foi celebrada durante a sessão ordinária desta terça-feira (25/11)


Os 100 anos da Igreja de São Maximiliano foram celebrados no início da sessão ordinária desta terça-feira (25/11), por meio de uma homenagem. A celebração foi proposta pelo vereador Arlindo Bandeira/PP e conduzida pelo presidente do Legislativo caxiense, Gustavo Toigo.  A capela, que fica no distrito de Santa Lúcia do Piaí, completou um século de existência no último dia 12 de outubro.

Propositor da homenagem, Bandeira discursou em nome do parlamento caxiense. O vereador resgatou a história da Igreja. Segundo ele, a capela foi criada a partir da união das primeiras famílias italianas que chegaram à localidade. O parlamentar explicou que o culto a São Maximiliano não existe em outras paróquias brasileiras. Conforme o vereador, o santo é de origem eslovena e foi trazido para o Brasil pelos imigrantes italianos.

Bandeira salientou que São Maximiliano era filho único com pais ricos. Depois de ter ficado órfão, ele teria distribuído sua riqueza aos pobres e libertado escravos. Conforme o progressista, São Maximiliano foi decapitado por se recusar a participar de atividades que envolviam idolatria. "A capela de Santa Lúcia do Piaí é uma das únicas a resgatar a história desse santo", comentou.

O pároco da localidade, padre Oumiro Dal Berto, recebeu uma placa comemorativa entregue pelo presidente Toigo. O religioso agradeceu as famílias de origem italiana que trouxeram a devoção a São Maximiliano. Também agradeceu a todos que contribuem com a comunidade atualmente.

O secretário municipal do Governo, Agenor Basso, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Basso reiterou a gratidão do prefeito à comunidade, pelas suas ações junto a Caxias do Sul. O secretário reiterou que os imigrantes trouxeram sua fé e esperança para o novo mundo, quando chegaram ao Brasil. "Na religião, buscaram intercessão junto às dificuldades que surgiam", destacou o representante do Executivo. 

25/11/2014 - 17:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo