Voltar para a tela anterior.

Kiko Girardi destaca as demandas apresentadas pelos comunitaristas no 7º Câmara Convida

O parlamentar também elogiou a iniciativa do Legislativo de chamar os líderes de bairro para conferirem a estrutura e o funcionamento da Casa


A 7ª edição do Projeto Câmara Convida, que ocorreu na quarta-feira (19/11) e trouxe ao Legislativo caxiense líderes de bairro, mereceu destaque do vereador Kiko Girardi/PT, na plenária desta quinta-feira (20/11). De acordo com o parlamentar, os comunitaristas apreciaram a vinda até a Casa, principalmente porque os aproximou ainda mais do Parlamento, onde eles puderam se manifestar na tribuna, sendo representados pela presidente do bairro Castelo, Ivete Maria Boff Moreira.

Kiko ressaltou que as lideranças também puderam participar de uma reunião da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC), a qual o parlamentar preside. No encontro da CLPC, que teve ainda a participação dos vereadores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB e Rafael Bueno/PCdoB, os comunitaristas apresentaram algumas reivindicações, como: mais atenção e presença dos governantes nos bairros e que os secretários efetivamente recebam as lideranças nas terças-feiras, que seria a data reservada para isso; agregar as secretarias municipais em um único espaço; criação de um fone 0800 por parte do município para que os presidentes de bairro possam ligar sem ter que pagar do próprio bolso as ligações que, segundo eles, normalmente, visam a solicitar atendimento de algum serviço público. 

"Um dos principais pontos mencionados pelos presidentes de bairro foi o gasto de telefone que usam para entrar em contato com os secretários municipais. Eles dispõem do cartão de ônibus, mas as secretarias estão muito distantes umas das outras. As lideranças também disseram que nem sempre os secretários estão disponíveis para atendê-las na terça-feira e pediram que o prefeito, os vereadores e os secretários estejam mais presentes nos bairros", reforçou Kiko.

O parlamentar pontuou, ainda, que uma sugestão é aproveitar o Complexo da Maesa para agrupar o maior número possível de secretarias. Kiko, que é ligado ao movimento comunitário, comentou que os dirigentes das Associações de Moradores de Bairro (Amobs) nem sempre recebem o retorno necessário sobre as demandas que encaminham ou protocolam.  

Na opinião do vereador Rafael Bueno/PCdoB, a Maesa, no bairro Exposição, seria um lugar adequado para concentrar as unidades municipais. O vereador comunista também reclamou da presidência da União das Associações de Bairros (UAB), que não se fez presente no 7º Câmara Convida, voltado às lideranças comunitárias.


20/11/2014 - 18:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo