Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo destaca o lançamento do Programa VivePróstata

O parlamentar lembrou que, quando assumiu como prefeito em exercício, neste ano, propôs a iniciativa voltada à prevenção do câncer em homens


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Gustavo Toigo, comemorou o lançamento do Programa Municipal de Vigilância, Verificação Precoce e Controle do Câncer de Próstata (VivePróstata), nesta quarta-feira (12/11), em Caxias do Sul. Da tribuna, no espaço do grande expediente, o parlamentar lembrou que, quando assumiu como prefeito em exercício em abril deste ano, sugeriu a criação do programa, voltado a prevenir o câncer de próstata nos homens. Na época, a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, e o diretor de Políticas e Programas de Saúde da Secretaria da Saúde, Dino De Lorenzi, apoiaram a ideia, recorda Toigo.

Agora, diante da implementação da iniciativa neste mês do Novembro Azul, o vereador acredita que o público masculino será alertado ainda mais sobre os cuidados que deve adotar para ter uma vida saudável. "Nós, homens, evitamos a prevenção e os cuidados com a saúde. Precisamos ter a atitude que as mulheres já adotam há tempo, fazendo o exame Papanicolau. O VivePróstata é um programa modelar e bem estruturado porque tem apoio de várias entidades. É preciso ter a detecção precoce da doença para poder tratá-la e obter a cura. Se detectarmos, podemos minimizar os efeitos do câncer", pontua Toigo.

O parlamentar conta que está feliz porque o Legislativo, de certa forma, contribuiu para a idealização desse programa, que zela pela saúde dos homens. Toigo aconselha os moradores da cidade a se direcionaram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para receberem orientações e encaminharem os exames preventivos. Também informou que, neste mês, os homens que forem até as UBSs para fazerem as consultas necessárias vão receber de brinde uma cueca. Durante a sessão, num ato simbólico, Toigo entregou cuecas aos vereadores Rodrigo Beltrão/PT e Felipe Gremelmaier/PMDB.

O parlamentares Guila Sebben/PP e Edson da Rosa/PMDB elogiaram a decisão da Secretaria Municipal de Saúde de lançar o VivePróstata e parabenizam Toigo por ter sugerido o programa.  Guila comentou que, de 2000 a 2012, o câncer de próstata foi a segunda causa de morte masculina em Caxias, só ultrapassada pela de câncer de pulmão. "Que bom que a prefeitura de Caxias, por intermédio deste poder Legislativo, implantou essa iniciativa. Enxergo, num futuro recente, a diminuição da incidência desse tipo de câncer porque teremos a prevenção", frisou Guila.

Edson da Rosa acrescentou outros dados e realçou a relevância de incentivar a realização de ações e exames preventivos. Entre as estimativas citadas pelo peemedebista, estão: a de que um em cada seis homens terá câncer de próstata e a de que um a cada 36 homens morrerá de câncer de próstata. "Quanto mais idade temos, mais resistentes somos. Espero que possamos repensar nossa postura e nos aproximar mais da saúde", defendeu.

O funcionamento do programa VivePróstata consiste no rastreamento populacional nas UBSs, mediante exame antígeno prostático específico (PSA) e exame de toque retal. Conforme dados divulgados pela prefeitura, em Caxias do Sul, 189 homens estão em tratamento contra o câncer de próstata pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

12/11/2014 - 18:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo