Voltar para a tela anterior.

Mauro Pereira defende que policiais possam utilizar transporte público coletivo à paisana

A solicitação partiu do CRPO/Serra, em reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano


A defesa para que policiais pudessem utilizar o transporte público coletivo à paisana foi feita pelo vereador Mauro Pereira/PMDB, na sessão ordinária desta terça-feira (11/11). Ele relatou uma reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, a qual preside, realizada ontem, com o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO/Serra). Segundo o parlamentar, a isenção da tarifa do transporte público é concedida aos policiais militares apenas quando estão fardados. Entende que o uso facultativo da farda garante mais segurança para os passageiros e ao policial.

"O brigadiano à paisana fica em situação igual aos demais passageiros. Caso o coletivo seja assaltado, ele pode agir. Além disso, quando está fardado, a tendência do assaltante é atacar o policial", comentou o peemedebista. Ele salientou que a reunião teve o comandante do CRPO/Serrra, tenente-coronel Leonel Bueno, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), major Lúcio Alencastro, e o presidente regional da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (ABAMF), soldado Andre Garcia.

Mauro também comentou que, em Porto Alegre, foi aprovada uma lei que faculta o uso da farda, no transporte público coletivo. Diante disso, solicitou o apoio dos colegas, para a demanda dos policiais militares caxienses.

O vereador Arlindo Bandeira/PP contou que, em 2010, havia feito um projeto de teor semelhante. Entretanto, como a proposta terminou considerada inconstitucional, Bandeira protocolou uma indicação ao Executivo, com o mesmo pedido.

Enquanto isso, o vereador Rafael Bueno/PC do B afirmou que a lei aprovada na Capital gaúcha acaba de ser sancionada pelo prefeito daquele município. "Em Porto Alegre, a medida não só atinge os policiais, mas, também, os bombeiros e a guarda municipal. Isso traz mais segurança aos passageiros", defendeu o comunista.

11/11/2014 - 18:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo