Voltar para a tela anterior.

Moção apoia Suspensão do Processo de Reestruturação das Gecex pelo Banco do Brasil

Documento proposto pelo vereador Mauro Pereira será votado hoje e visa a salvaguardar empregos e negócios da região


Será votada na sessão ordinária de hoje (11/11) da Câmara Municipal uma Moção de Apoio à Suspensão do Processo de Reestruturação das Gecex pelo Banco do Brasil. Proposto pelo vereador Mauro Pereira/PMDB, o documento tem as considerações principais:

1. Na manhã de 10 de novembro, trabalhadores da Gerência Regional de Comércio Exterior (Gecex) do Banco do Brasil (BB) da agência central de Caxias do Sul paralisaram as atividades protestando contra a reestruturação anunciada pela instituição. Essa medida provocará o fechamento do órgão no município e em todas as demais unidades onde há Gecex.  A data prevista para o fechamento da Gecex de Caxias do Sul é dia 12 de dezembro de 2014, que dizer há cerca de um mês.

2. A paralisação foi organizada pelo Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região da Serra para despertar a atenção das empresas locais e também da direção do BB, em uma tentativa de evitar o iminente fechamento do órgão.

3. No dia 31 de outubro, o sindicato em Caxias do Sul realizou uma reunião com os trabalhadores da Gecex da cidade e por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), foi enviado um ofício à direção do banco pedindo a imediata suspensão da reestruturação.

4. Conforme o Coordenador da Secretaria de Política e Organização Sindical do sindicato caxiense, Nelso Bebber, somente na cidade 20 trabalhadores serão diretamente atingidos pela medida, afetando também seus familiares. Em princípio, eles terão que ser realocados, dependendo de abertura de vagas em outras agências. Alguns devem perder suas comissões, com diminuição nos salários de até 50%.

5. Em todo o Estado serão cerca de 150 funcionários prejudicados, o que trará grande impacto nas suas vidas e de suas famílias.

6. Os problemas de logística e de adequação, já que todas as operações então realizadas para as empresas da Serra e demais cidades do interior por meio da Gecex serão transferidas para Porto Alegre e Curitiba. Assim, as empresas que usavam os importantes serviços oferecidos pelo Banco do Brasil terão que esperar mais, já que tudo será encaminhado às agências da capital gaúcha e paranaense.

7. Segundo os bancários, o Banco do Brasil justifica a extinção das gerências como contenção de despesas e eficiência operacional, razões que para os empregados das Gecex não têm fundamento.

8. Há também a preocupação com o mercado empresarial, que depende de serviços de qualidade para fomentar os negócios internacionais.

9. A Gecex Caxias do Sul é referência em know how em câmbio e negócios internacionais, facilitando o acesso de empresas, despachantes e corretoras.

10. O Banco do Brasil deve colocar em primeiro plano o seu papel social enquanto instituição pública.

Caso seja aprovada, a Moção será encaminhada a diversas autoridades e entidades.


11/11/2014 - 15:11
Gabinete do vereador Mauro Pereira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo