Voltar para a tela anterior.

Policiais militares querem isenção no transporte público coletivo mesmo sem farda

A Comissão de Desenvolvimento Urbano ouviu o Comando do CRPO/Serra, nesta segunda-feira


Garantir que a isenção da passagem, no transporte público coletivo, também seja garantida quando os policiais militares estão sem farda faz parte das principais pautas da corporação. Na tarde desta segunda-feira (10/11), na sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, presidida pelo vereador Mauro Pereira/PMDB, ouviu o coronel Leonel da Silva Bueno, que está à frente do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra). No momento, o benefício aos brigadianos, nos ônibus, só acontece se o policial estiver fardado. Os servidores entendem que medida, solicitada em todo o Rio Grande do Sul, traria maior segurança aos próprios policiais e aos usuários dos coletivos.

O comandante do CRPO/Serra destacou que a isenção já existe e a possibilidade de o PM poder utilizar o ônibus à paisana não traria mais custos às concessionárias do serviço. O oficial acredita que a presença do policial fardado, no coletivo, traz iminentes riscos, tanto ao servidor quanto à população, em casos de roubos. "Os tempos mudaram. Um PM, antes visto como um sinal de respeito no interior do coletivo, agora, se torna uma ameaça e alvo preferencial dos assaltantes", relacionou. Bueno referiu o episódio de um brigadiano recentemente morto em Porto Alegre, porque estava fardado.

Na mesma linha, o presidente regional da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (ABAMF), soldado Andre Garcia, comentou que a demanda seria facilmente cumprida. Segundo ele, e os policiais entrariam nos ônibus, mostrando a identidade funcional. Lembrou que, em Pelotas, a determinação existe há mais de três anos. "Queremos ter mais segurança e que ela seja estendida às pessoas. Se o ônibus for assaltado, o PM à paisana poderá descer do veículo e repassar, rapidamente, todas as informações ao 190, ampliando as possibilidades de identificação e de prisão", explicou Garcia.

O vereador-presidente da comissão disse que o assunto seria encaminhado aos demais vereadores. Mauro colocou-se à disposição da categoria, para buscar soluções à questão levantada. O peemedebista ponderou que deve existir um fácil entendimento para todos os envolvidos.

Os vereadores Daniel Guerra/PRB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Neri, O Carteiro/SD e Raimundo Bampi/PSB manifestaram-se em apoio à proposta dos brigadianos. Também acompanhou a reunião o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Lúcio Henrique Alencastro.

Além do vereador-presidente Mauro Pereira/PMDB, integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os vereadores Denise Pessôa/PT, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB e Neri, O Carteiro/SD.

 

Obs.: Com informações fornecidas pelo assessor político e jornalista Daniel Corrêa.

10/11/2014 - 19:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo