Voltar para a tela anterior.

Administrador Marcos Antonio Tronca é o mais recente Cidadão Emérito de Caxias do Sul

O título foi concedido pelo Legislativo caxiense em sessão solene que ocorreu nesta quinta-feira, no plenário


O administrador Marcos Antonio Tronca, 49 anos, é o mais recente Cidadão Emérito de Caxias do Sul. A entrega do título aconteceu durante sessão solene, nesta quinta-feira (06/11), no plenário do Legislativo caxiense. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Toigo. Proponente da distinção, que contou com o aval unânime do plenário, o parlamentar Arlindo Bandeira/PP discursou em nome da Casa.

Bandeira fez um breve relato da trajetória e do trabalho desenvolvido por Tronca em benefício da comunidade e que motivaram a honraria (veja abaixo). O parlamentar contou que conheceu Tronca quando ingressou na vereança e desde então o viu como uma pessoa de respeito e gentil. "Sempre recebemos notícias de suas ações, em desfiles oficiais e cursos, muito preocupado com questões da cidadania, pensamento crítico, patriotismo e civismo. Apaixonado pelos estudos e pelo Brasil, por onde passa, Tronca deixa suas sementes e é admirado pela seriedade e simpatia. Importante valorizarmos o trabalho de quem faz o bem sem olhar a quem. São poucas as pessoas que se dedicam com tanto empenho e amor à sociedade. Essa homenagem é pelo seu trabalho e também pelo carinho e respeito enquanto cidadão e ser humano", elogiou o parlamentar.

Marcos Antonio Tronca afirmou que é motivo de felicidade ter nascido e sempre vivido em Caxias do Sul. Ele agradeceu muito ao vereador Bandeira e aos demais parlamentares pelo título de Cidadão Emérito. "Aqui, aprendi a amar minha pátria, fui coroinha, escoteiro e tornei-me adesguiano (integrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra/Adesg). Ser agraciado com essa honraria pelo povo de Caxias, por nossos representantes, os vereadores, foge ao que havia idealizado à minha vida", enfatizou, demonstrando contentamento.

Tronca agradeceu aos familiares, pelo carinho e parceria. Ao mencionar os pais, os avós, a mulher e o filho, se emocionou: "Minha família me ensinou que muito mais que ter é importante ser. Ser bom filho, bom pai, bom amigo".

O procurador-geral do município, Victório Giordano da Costa, se manifestou em nome prefeito Alceu Barbosa Velho. Após ler uma mensagem do chefe do Executivo, Giordano da Costa parabenizou o homenageado e disse que Tronca é um cidadão que se preocupa com a comunidade e ajuda a promover o bem-estar das pessoas. Também compôs a mesa no ato solene desta noite o promotor Luiz Carlos Prá, representando o Ministério Público.

 

O homenageado

Marcos Antonio Tronca, 49 anos, é natural de Caxias do Sul. Filho de Domingo João César Tronca e Lourdes Maria Tronca, nasceu em 18 de abril de 1965. Casou-se com Cristina Gasparetto, com quem tem um filho: Júlio Cesar Gasparetto Tronca.

   Estudou no Colégio La Salle, onde concluiu sua formação inicial. Em 1984, formou-se no Curso de Artilharia do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea do Rio Grande do Sul. No ano de 1992, graduou-se no curso de Administração da Fundação Universidade de Caxias do Sul. Já, em 1997, formou-se em Direito. 

   Tronca dedicou sua vida integralmente aos estudos e ao trabalho cívico. Possui uma vasta lista de participação em organização de cursos e viagens de estudos técnicos voltados à área da segurança e do civismo.

Exerceu a função de representante do Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra/ADESG, em Caxias do Sul, de 1999 a 2008. Atualmente, preside  o Núcleo de Caxias do Sul da Liga da Defesa Nacional. Tronca também se destaca no voluntariado. Coordenou e realizou, ao longo da sua vida, dezenas de cursos de formação e viagens de estudos técnicos. Com isso, beneficiou pessoas, a partir da disseminação da informação e do culto aos símbolos nacionais.

Foi diversas vezes condecorado e homenageado por seus relevantes trabalhos dedicados à sociedade e à Pátria. Entre as distinções já recebidas, destacam-se: Medalha Bento Gonçalves, do Grande Oriente do Rio Grande do Sul; Medalha do Mérito Histórico Farroupilha, do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul; e Medalha Cruz da Caridade, da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.

 

06/11/2014 - 21:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo