Voltar para a tela anterior.

Prêmio Servidor Público Cidadão 2014 é entregue para três servidoras do município

Maria Luiza Bedin, Mírian Gemelli e Solange Marli Fabricio foram reconhecidas em plenário


Três funcionárias foram reconhecidas em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, com o Prêmio Servidor Público Cidadão 2014. Elas têm se destacado por conduta funcional exemplar e trabalhos sociais voluntários fora do horário de expediente. Maria Luiza Bongiorni Bedin (Ziza) encontra-se lotada na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Mírian Gemelli, na Secretaria Municipal da Saúde, e Solange Marli Fabricio, na Fundação de Assistência Social (FAS).

O presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo, conduziu os trabalhos de hoje, diante de um público de mais de 120 pessoas. Esta é a 5ª edição de entrega da honraria. Toigo ainda fez definições para cada homenageada, respectivamente: solidariedade (Ziza), voluntariado (Mírian) e benemerência (Solange).

Entre outros fatores, merecem ênfase as ações de Maria Luiza, na Coordenação do Projeto Conviver e nos trabalhos, junto aos 1º e 2º centros de Convivência dos Capuchinhos, com atenção, sobretudo, a idosos. Mírian atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Reviver e participa do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Caxias do Sul, voltado ao apoio emocional de prevenção ao suicídio. Solange é serviçal da FAS e está na Associação Caxiense para Pessoas com Deficiência (Abrace-nos). Na Abrace-nos, Solange arrecada fundos.

O vereador Mauro Pereira, que propôs o decreto legislativo 254/A, de 3 de dezembro de 2009, originando a premiação, se manifestou em nome da Câmara. A partir da tribuna, enfatizou o empenho do quadro funcional do município, com mais de 7,3 mil servidores. "Essas homenageadas, além da dedicação, nas funções que desempenham, como servidoras, ainda dedicam horas de sua vida, para cuidar do próximo, de forma voluntária", enalteceu.

Depois de ganharem o troféu, as agraciadas de hoje ocuparam a tribuna e fizeram breves agradecimentos. Emocionadas, Maria Luiza, Mírian e Solange enfatizaram o valor da preocupação para com o outro e a alegria que sentem, nesse cuidado. Afirmaram que, nesse processo de solidariedade, elas são as mais beneficiadas.

A secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Jaqueline Bernardi, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Atentou que nem sempre é fácil descobrir quais funcionários desempenham trabalho voluntário, pois uma característica deles passa por manter esse tipo de atividade no anonimato, perante os colegas de setor.

No decorrer de agosto deste ano, a comissão julgadora do prêmio recebeu indicações do Executivo e do Legislativo. De acordo com o decreto legislativo 254/A, de 3 de dezembro de 2009, todo ano, em sessão solene, em que transcorra o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, a Câmara promoverá a concessão do prêmio a três funcionários de carreira que, reconhecidamente, estejam prestando trabalhos sociais de forma voluntária.

O grupo avaliou estes fatores: iniciativa, produtividade, eficiência, dedicação ao serviço, relacionamento e envolvimento com atividades comunitárias. Integraram a comissão nove servidores de provimento efetivo, sem remuneração para esse fim. O Executivo, o Legislativo e o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) indicaram três componentes cada um. Para esta edição, foram: Executivo (Paula Lemos, Marta Webber Lima e Simone Boff), Legislativo (Cristiane da Fonseca, Eduardo Reis e Fábio Rausch) e Sindiserv (Luciano Piccoli, Rosane Carneiro e Vladimir Duarte), tendo Rausch como presidente, para esta edição.

 

Conheça as três homenageadas desta edição:

Maria Luiza Bongiorni Bedin (Ziza) nasceu em 30 de março de 1960, em Caxias do Sul. Filha dos falecidos Angela Bongiorni e Mario Bongiorni, é casada com Felipe Bedin e mãe de Karine. Em 1989, começou no serviço público de Caxias. Professora de Educação Física da rede municipal de ensino, há 14 anos, está lotada na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL). Na SMEL, coordena a seção de lazer para adultos e 3ª idade, envolvendo três projetos: Conviver (idosos), Dança Educativa Sênior e Mat Pilates.

Em 2011, Maria Luiza participou da implantação do 1º Centro de Convivência dos Capuchinhos, no Bairro São Caetano. De forma voluntária, ela ajuda a captar recursos financeiros. O órgão disponibiliza duas modalidades: 1) grupos de convivência (segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min): oficinas de arte, música, recreação, para uma turma de 20 idosos por dia, sendo que cada idoso participa duas vezes por semana; 2) centro-dia (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min): atividades que evitam o encaminhamento de 30 idosos para asilos (os mesmos vão todo dia). No loteamento Aeroporto, outro centro de convivência está em fase de implantação.

Natural de Guaporé, Mírian Gemelli nasceu em 24 de julho de 1959. Veio para Caxias, em 1975. Filha de Ernesto Gemelli (falecido) e Dorotea Dal Bosco Gemelli, é mãe de Caroline e Priscila. Desde 2 de abril de 1990, atua como agente administrativa, lotada no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Reviver.

De maneira voluntária, Mírian contribuiu para fundar o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Caxias do Sul, em 19 de maio de 2012, por meio da busca por verbas e da capacitação de outros voluntários. Desde então, o órgão conta com um espaço físico, no Bairro Rio Branco, custeado pela Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan), com o auxílio dos 25 voluntários envolvidos. Eles recebem ligações pelo número telefônico: (54) 3019-1141, por meio do qual dão apoio emocional preventivo ao suicídio. Em sistema diário de plantão, das 8h às 22h, em média, atendem 110 pessoas por mês. Mírian participa de palestras de conscientização, nas comunidades. O CVV local foi declarado de utilidade pública, a partir de projeto de lei do vereador Rafael Bueno.

Solange Marli Fabricio nasceu em Santa Rosa, em 11 de novembro de 1970. Mudou-se para Caxias do Sul, em 26 de outubro de 1996. Filha de Abilio Gelindo Fabricio (falecido) e Olga Polla Fabricio, é casada com Airton Augusto Bianchi e mãe de Liamara e Lucimara. Desde agosto de 1998, trabalha como serviçal, na Fundação de Assistência Social (FAS). O fato de Liamara, uma de suas filhas, ter autismo de autodesenvolvimento a estimulou a participar da estruturação da Associação Caxiense para Pessoas com Deficiência (Abrace-nos), em 1º de março de 2010. Voluntariamente, vem buscando dinheiro para manter a Abrace-nos.

Localizada no Travessão São Virgílio da 2ª Légua, a Abrace-nos contrata serviços terceirizados de ecoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, para 15 crianças. No total, são feitos em torno de 85 atendimentos mensais.

30/10/2014 - 21:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo