Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude será instalada no Legislativo caxiense

Plenário apoiou por unanimidade a iniciativa, proposta pelo vereador Rafael Bueno/PCdoB


Os vereadores caxienses aprovaram por unanimidade a instalação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30/10). O requerimento 87/2014 é de autoria do vereador Rafael Bueno/PCdoB.

No texto da proposição, o autor ressalta que é dever nas três esferas (federal, estadual e municipal) promover ações que visem ao desenvolvimento e à abertura de maior espaço para a juventude. Bueno ressalta que a juventude brasileira representa parte considerável da população.

De acordo com o vereador, existem no país, aproximadamente, 51,3 milhões de jovens, com idade entre 15 e 29 anos. No Rio Grande do Sul, a mesma faixa etária envolve 2,6 milhões de pessoas. Já em Caxias do Sul há, segundo dados apresentados na proposição, 118.291 jovens. "Atualmente, ocupamos vagas em empresas, lojas, na política, nas carteiras das escolas, mas isso precisa ser ampliado e garantido também às futuras gerações. É necessário debatermos amplamente sobre as políticas públicas de juventude, em seus aspectos éticos, morais, técnicos e científicos e, em especial, os relativos aos direitos e garantias fundamentais", defende.

No entendimento de Bueno, a Frente Parlamentar propiciará debates entre as mais diversas entidades e órgãos representativos da juventude de Caxias do Sul, além de fomentar a participação dos jovens no processo político local e regional e propor atividades para o aperfeiçoamento da formação da juventude.

Para Bueno, a Frente Parlamentar é um importante instrumento de defesa das políticas públicas para juventude e se somará a outros órgãos, como a Coordenadoria Municipal da Juventude e os Conselhos Estadual e Nacional do segmento. De acordo com o artigo 72 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Resolução 187/A, DE 22 de novembro de 2006), a Frente Parlamentar é uma associação suprapartidária de membros do poder Legislativo municipal que tem sua atuação unificada em função de interesses comuns, independentemente do partido político a que pertençam.  


30/10/2014 - 18:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo