Voltar para a tela anterior.

Sindicato dos Servidores Municipais homenageia a categoria, na tribuna livre do Legislativo caxiense

Presidente do Sindiserv, João Dorlan da Silva também relatou as conquistas do funcionalismo e lançou o Manual do Servidor


A tribuna livre do Legislativo caxiense desta quinta-feira (30/10) contou com a participação do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), João Dorlan da Silva. O dirigente parabenizou a categoria, pela passagem do Dia do Servidor, comemorado na última terça-feira (28/10), e fez um relato das lutas e conquistas do funcionalismo público caxiense ao longo da história, com ênfase nos últimos anos.

João Dorlan destacou que a campanha salarial de 2014 trouxe desafios e avanços para a categoria. Mencionou positivamente o ganho real de 1,5% e o aporte de valores do município ao Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam/Faps) sem aumento de alíquota para os servidores.

Referente a algumas lutas anteriores, o dirigente informou que cinco leis foram aprovadas recentemente pelo Legislativo e cujos conteúdos fizeram parte da campanha salarial de 2013. Entre elas: a lei que coíbe assédio moral e a lei que regulamenta o risco de vida aos fiscais de trânsito.

Dorlan informou que o Sindiserv representa cerca de 9 mil trabalhadores entre ativos e inativos ligados à prefeitura, ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), à Fundação de Assistência Social (FAS) e à Câmara de Vereadores. Desse total, 5 mil estão associados ao sindicato. "Representados por uma entidade forte, os servidores caxienses são pioneiros na conquista de 13ª salário e da trimestralidade", recordou o dirigente.

Dorlan também enumerou iniciativas promovidas pela entidade para melhor atender aos servidores, como a construção da atual sede de seis andares, cuja estrutura foi entregue em 2011.  Entre as metas futuras, Dorlan citou o plano de carreira. Ressaltou que há uma comissão designada a tratar do assunto e que a expectativa é concluir o plano até 2015. "Estamos nos empenhando com a categoria para construir um plano de carreira possível, atendendo à valorização dos servidores", frisou.

Tradicionalmente, o Sindiserv se manifesta da tribuna livre durante a Semana do Servidor, que está ocorrendo em Caxias com diversas atividades. Aproveitando o espaço, João Dorlan lançou o Manual do Servidor, entregando um exemplar a cada vereador presente no plenário.  O material contém informações sobre leis, direitos e serviços voltados ao funcionalismo. "Esperamos que esse manual seja útil para o dia a dia do servidor. É uma ferramenta de auxilio não só porque traz os direitos do servidor, mas também porque lembra a nossa missão, que é bem servir a toda a comunidade de Caxias do Sul", enfatizou.

Dorlan também agradeceu o empenho dos integrantes da atual direção do sindicato e ratificou a relevância do Legislativo para a sociedade, destacando que o Sindiserv tem respeito pelo Parlamento Municipal.

Após o pronunciamento do presidente do Sindiserv, os vereadores se manifestaram em consideração e reconhecimento aos servidores públicos.  Os parlamentares Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Henrique Silva/PCdoB, Jaison Barbosa/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Pedro Incerti/PDT, Renato Nunes/PRB e Zoraido da Silva/PTB elogiaram o trabalho do funcionalismo. 

30/10/2014 - 18:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo