Voltar para a tela anterior.

1º Curso Missão Educativa para a Democracia envolve dez escolas de Ensino Médio

Os alunos estão recebendo instruções sobre o processo legislativo, política e economia


Instruções sobre o processo legislativo, política e economia são algumas das pautas do 1º Curso Missão Educativa para a Democracia (Media), que está acontecendo na Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa, da Câmara Municipal de Caxias do Sul, desde o início da manhã desta quinta-feira (30/10). Dezesseis alunos de dez escolas de Ensino Médio da cidade já puderam conferir o painel "Política, Democracia, Parlamento (Participação) e Cidadania". Eles conheceram diversos setores do Legislativo caxiense.

No plenário, o secretário da Mesa Diretora, vereador Felipe Gremelmaier, explicou a dinâmica do mandato parlamentar e dos debates entre os legisladores. Logo mais, eles acompanharão a sessão ordinária de hoje, com início às 15h45min e transmissão ao vivo, pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET). Na abertura da plenária, receberão certificados alusivos ao curso de hoje.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Gustavo Toigo, as palestras, os vídeos e os percursos pelo prédio do Legislativo contribuem com a formação cidadã dos jovens. "A adolescência é o período de transformação de conceitos. A jornada de hoje significa o cumprimento de um dos deveres do Parlamento, o de educar para a democracia. Em cada painel, eles se apropriam, um pouco mais, da história e do funcionamento do poder Legislativo", explicou.

Toigo acrescentou que o 1º Media também marca o início das atividades da Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa, inaugurada na última terça-feira. Localizado no subsolo da Câmara, o novo espaço é coordenado pelo Centro de Memória da instituição e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h45min e das 13h15min às 18h.

Pela manhã, os estudantes tiveram fundamentos conceituais sobre democracia, com professores do Instituto de Administração Municipal (IAM), da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A secretária executiva do órgão, Maria do Carmo Quissini, mediou os debates, envolvendo Gelson Marcon e Isidoro Zorzi (ex-reitor da UCS). O primeiro atentou para necessidade de maior participação da comunidade, nas instâncias representativas, como associações, diretórios acadêmicos, grêmios estudantis, sindicatos. "Quando um eleitor vota nulo, por exemplo, ele abre mão de um direito conquistado, o de participar do processo democrático", alertou Marcon.

Zorzi traçou uma linha evolutiva sócio-histórica, citando comunidades primitivas, regimes escravocratas, feudal e sociedade liberal (revoluções industriais e francesas). Na mesma linha de Marcon, Zorzi atentou que o efetivo exercício da cidadania passa pela participação, nos fóruns de debate, sobre temas que definam a vida da população.

A diretora legislativa da Câmara, Eliana Tedesco, detalhou o processo legislativo, como a elaboração de leis. Referiu que Caxias do Sul possui 8.351 leis, sendo 7.878 ordinárias e 473 complementares. À tarde, o chefe da Assessoria de Comunicação, Luiz Carlos Erbes, comentará sobre as atividades de imprensa, relações públicas, propaganda institucional e TV Câmara Caxias. O chefe do Centro de Memória, Eduardo Reis, tratará do acervo documental da Casa e das formas de acesso a ele. Os estudantes poderão aprender formas de consulta ao site da instituição (www.camaracaxias.rs.gov.br) e visitar o estúdio da emissora televisiva e o arquivo histórico.

As escolas envolvidas são: Clauri Alves Flores, Cristóvão de Mendoza, Desvio Rizzo, Evaristo de Antoni, Imigrante, Irmão José Otão, Madre Imilda, NEEJA, Santa Catarina e Victório Webber.

30/10/2014 - 18:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo