Voltar para a tela anterior.

Os 35 anos da Feira do Produtor são lembrados pela Câmara Municipal de Caxias do Sul

A homenagem aconteceu em sessão solene promovida nesta quarta-feira, no plenário caxiense


Os integrantes da Feira do Produtor de Caxias do Sul receberam muitos aplausos do Legislativo caxiense, em sessão solene na noite desta quarta-feira (29/10). Os 35 anos de história da feira motivaram a homenagem do Legislativo. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo. O pronunciamento em nome de todos os parlamentares ficou sob a responsabilidade do proponente da distinção, vereador Raimundo Bampi/PSB.

Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara e conhecedor do segmento, Bampi fez um histórico da feira, desde suas origens.  Recordou que, por iniciativa do então prefeito Luciano Corsetti, em 1948, foi sancionada a lei que instituiu as feiras livres. Em 1979, na gestão do prefeito Mansueto Serafini Filho, foi então implantada e regulamentada a Feira do Produtor. À época, o secretário municipal da Agricultura era José Zugno.

Quase duas décadas depois, em 1998, nasceu a Associação dos Feirantes, hoje presidida por Rogério Bridi. Bampi citou o nome de diversos feirantes e agentes políticos que ajudaram e ajudam a escrever a história da feira, realçando sua contribuição para o desenvolvimento de Caxias do Sul. Mencionou a evolução e as melhorias que os feirantes foram executando ao longo dos anos, com apoio do poder público, e diante das exigências sanitárias e ambientais. De acordo com o vereador, hoje são 38 edições semanais e há um regulamento a ser respeitado pelos integrantes.

Bampi também valorizou e agradeceu pelo trabalho do homem/mulher do campo e pela participação do consumidor, que ajuda a dar sustentabilidade às vendas dos agricultores. "Essa homenagem é voltada a duas categorias: ao agricultor, que planta, enfrenta os desafios do tempo e da colheita, embala e transporta; e aos consumidores. Se não houvesse o consumidor, não haveria feira, não haveria esse que é um patrimônio do município, pela sua contribuição no campo social e econômico", frisou o parlamentar.   

Representando os homenageados, o presidente da Associação dos Feirantes, Rogério Bridi, salientou que a feira é um modo de agregar valor aos produtos colhidos na zona rural. "Às vezes, é sofrido, temos que acordar bem cedo e trabalhar bastante. Mas, ao mesmo tempo, é uma atividade muito gostosa e gratificante", afirmou Bridi.  

Presente na cerimônia, o ex-prefeito Mansueto recordou que, além dos agricultores, duas pessoas foram relevantes para que a feira tivesse êxito: um senhor chamado Evilázio e o agrônomo José Zugno. "Desejo que a feira prossiga. Ela já faz parte da tradição caxiense", sintetizou.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Araí Horn, reproduziu a mensagem do prefeito Alceu Barbosa Velho aos feirantes e agradeceu pelo empenho da categoria. "O melhor do saber, do trabalho e da propriedade os produtores trazem e oferecem ao freguês. Que a população urbana possa fazer esse reconhecimento aos feirantes e a todos que produzem alimentos na zona rural", frisou.

Horn também destacou o legado de diversos secretários de Agricultura no incentivo ao trabalho dos feirantes, pontuando especialmente a visão de futuro de José Zugno. Segundo Horn, Zugno incentivou a mecanização agrícola.

O titular da pasta de Agricultura aproveitou o ato para informar que, em breve, Caxias terá a Escola Família Agrícola funcionando em São Pedro da 3ª Légua. Divulgou, ainda, que estão avançadas as tratativas para urbanização de um espaço atrás da Escola Estadual Coronel José Pena de Moraes, no bairro São Pelegrino, para acolher a feira do agricultor que ocorre hoje na Estação Férrea. O espaço receberá o nome de Praça das Feiras, anunciou Horn, minutos antes de o Grupo Luar Serrano agraciar a plateia presente na solene com uma apresentação musical.

As feiras da cidade - Em Caxias do Sul, funcionam, atualmente, 41 feiras do agricultor, envolvendo cerca de 170 feirantes. Elas viabilizam arrecadação aos agricultores e economia aos consumidores.

As chamadas feiras do produtor beneficiam não só o homem e a mulher do campo, mas, também, os consumidores, por representarem uma atividade socioeconômica que possibilita a compra e a venda de frutas, hortaliças e vegetais frescos a preço acessível.

Realizadas em diferentes bairros de Caxias, as feiras se constituem como um espaço de compra popular, envolvendo o comércio de produtos agropecuários oriundos da pequena propriedade familiar e mantendo características históricas do município.


29/10/2014 - 21:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo